Prefeitura de Guarujá

No Dia da Árvore, alunos da Escola Angelina Daige plantam muda de pau-brasil

today23 de setembro de 2022 85

Fundo
share close

Ação contou com a participação de 40 estudantes e também aconteceu em alusão ao bicentenário da Independência celebrado neste mês

Em Guarujá, a história do País e a conscientização ambiental caminham juntas na rede municipal de ensino. Um exemplo disso foi ação realizada no último dia 21, na Escola Municipal Angelina Daige (Vila Áurea), quando aproximadamente 40 alunos realizaram o plantio de uma muda de pau-brasil na calçada da unidade. O evento aconteceu no Dia da Árvore e também em alusão ao bicentenário da Independência do Brasil celebrado neste mês.

A atividade envolveu estudantes do 3º ao 5º ano. Para abrir o ato do plantio, os alunos destacaram informações sobre a relação do pau-brasil com a história do País, assim como sua exploração pelos portugueses no século XVI, o tipo de madeira, entre outros fatores.

Na ocasião, a estudante Letícia Silva Santos, 10 anos, do 5º ano, explanou alguns desses detalhes. “Essa é uma planta típica de Mata Atlântica que pode alcançar até 15 metros de altura. É uma árvore bem antiga e que muitos não sabem da sua importância”, relatou.

Além dela, Alice Ribeiro Marques Silva, 11 anos, também do 5º ano, declamou uma poesia. Em seu conteúdo abordou a conscientização ambiental e a história da planta que se tornou símbolo nacional. “A atividade veio mostrar também que a natureza é importante, de que precisamos cuidar, mas muita gente não liga para isso. Sempre falo com minha família de que temos que preservar o meio ambiente”.



A doação da muda foi feita pela equipe do Projeto Biblioteca Cidadã. O coordenador de Bibliotecas Municipais de Guarujá, o professor Pedro Menezes, prestigiou o evento e parabenizou os estudantes pela consciência ambiental e falou de curiosidade sobre a planta. “Hoje vocês estão plantando a espécie que deu origem ao nosso País. Esta também é uma planta medicinal, diurética. Inclusive os índios a utilizavam para a construção de canos, já que a sua madeira é de grande resistência”, contou.

Conforme explica a orientadora pedagógica da unidade, Ilza Domingues, todos os alunos e professores se envolveram bastante. “Temos pesquisado muito, já que este é um ano especial por conta dos 200 anos da Independência. E eles aprenderam muito com as atividades desenvolvidas”.

Pau-brasil – Típica do território brasileiro, seu nome científico é Caesalpinia Echinata. O pau-brasil é muito conhecido, porque sua exploração foi a primeira atividade econômica exercida pelos portugueses na América Portuguesa durante o século XVI. Seu nome fazia referência à resina encontrada na madeira que possui tom avermelhado.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Tiphany

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

stf-forma-maioria-para-tornar-magno-malta-reu-por-calunia

Gospel Prime

STF forma maioria para tornar Magno Malta réu por calúnia

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) formaram maioria nesta sexta-feira (23) para tornar réu o ex-senador Magno Malta pelo crime de calúnia contra o ministro Luís Roberto Barroso. Malta foi intimado a prestar esclarecimentos depois de acusar o ministro Barroso de bater em mulher e que poderia provar. A fala se deu durante sua participação em um evento em Campinas, São Paulo, realizado no último final de semana. O […]

today23 de setembro de 2022 9

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%