G1 Mundo

No G7, Lula deve discutir impacto da guerra na Ucrânia na segurança alimentar, diz Itamaraty

today16 de maio de 2023 7

Fundo
share close

Diplomacia brasileira negocia declaração sobre consequências da guerra com termos compatíveis à posição do país. Lula já disse que Ucrânia tinha responsabilidade pelo conflito, mas recuou.


O presidente Lula na rampa do Palácio do Planalto em imagem da semana passada — Foto: Adriano Machado/Reuters



A diplomacia brasileira negocia com os participantes da cúpula do G7 o uso de uma “linguagem compatível” com a posição do país sobre a guerra na Ucrânia em um documento que deverá abordar os impactos do conflito no leste europeu na segurança alimentar.

Um dos documentos que serão divulgados como resultado da cúpula buscará o compromisso dos países em garantir a segurança alimentar em meio ao conflito na Ucrânia e no mundo.

Segundo o embaixador Maurício Lyrio, secretário de assuntos econômicos e financeiros do Itamaraty, é inevitável citar a invasão da Ucrânia pela Rússia no documento.

O Brasil busca adequar o texto à posição adotada até aqui, com a negociação de resoluções e a defesa de conversas em instâncias internacionais, como a Organização das Nações Unidas (ONU).

“Sobre a declaração, como é uma declaração sobre segurança alimentar e há efeitos da conflito da Ucrânia sobre a questão de acesso a alimentos, então uma referência inicial deverá ser feita ao conflito na Ucrânia e naturalmente o governo brasileiro negocia essa linguagem para que seja compatível com a linguagem que o Brasil tem usado sobre o tema, inclusive defendido a negociação de resoluções em diversas instâncias internacionais, como a própria ONU”, afirmou Lyrio.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já disse que a Ucrânia – que foi atacada e invadida pela Rússia – tem responsabilidade pelo início do conflito.

Lula também afirmou que União Europeia e Estados Unidos prolongam o conflito, o que foi interpretado por autoridades internacionais como a reprodução da visão russa sobre a guerra.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

Você deseja continuar recebendo este tipo de sugestões de matérias?




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

loja-de-churros-gourmet-pega-fogo-e-casal-perde-unica-fonte-de-renda;-video

G1 Santos

Loja de churros gourmet pega fogo e casal perde única fonte de renda; VÍDEO

Um incêndio, causado por um curto-circuito, em uma cozinha fez um casal de empreendedores de Santos, no litoral de São Paulo, ter que encerrar as atividades de uma loja de churros gourmet por um tempo, ainda, indeterminado. O estabelecimento que atendia por delivery era a única fonte de renda da família. Ao g1, nesta segunda-feira (15), Gabriela Matias, de 24 anos, contou que havia acabado de fritar o pedido de […]

today15 de maio de 2023 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%