G1 Mundo

Nova Zelândia assume custódia de bebê doente de pais antivacina

today7 de dezembro de 2022 12

Fundo
share close

O “Baby W” precisa urgentemente passar por uma cirurgia e de doação de sangue. Seus pais se recusam que ele receba sangue de pessoas vacinadas contra a Covid-19.


Manifestantes anti-vacinação apoiando mãe e pai de um bebê de quatro meses que precisa urgentemente de uma operação cardíaca na Nova Zelândia — Foto: Michael Craig/New Zealand Herald via AP



As autoridades neozelandesas assumiram nesta quarta-feira (7) a custódia temporária de um bebê cujos pais impediam uma cirurgia de vida ou morte porque a criança poderia receber sangue de doadores vacinados contra a Covid-19.

O Tribunal Superior de Auckland ordenou que a criança de seis meses, identificada apenas como “Bebê W”, seja colocada sob tutela parcial, o que permitirá a cirurgia urgente para corrigir um problema cardíaco, a estenose pulmonar valvar.

O procedimento cirúrgico foi adiado porque os pais não aceitavam uma transfusão de sangue procedente de doador que tenha recebido uma vacina de RNA mensageiro, a tecnologia utilizada nos imunizantes anticovid da Pfizer e Moderna.

“A questão primordial é se o tratamento proposto é do melhor interesse (do bebê)”, afirmou o tribunal em um comunicado.

Pai e mãe de bebê de 4 meses que precisa urgentemente de cirurgia são vistos deixando a Suprema Corte em Auckland, na Nova Zelândia — Foto: Michael Craig/New Zealand Herald via AP

A criança está agora sob “tutela médica do Tribunal” até o “fim da cirurgia” e sua recuperação, até o fim de janeiro no mais tardar.

Os pais permanecerão como tutores “para todos os outros propósitos” e serão “informados sobre a natureza e o progresso da condição e tratamento do Bebê W”, afirma a sentença.

As autoridades de saúde do país rejeitaram o pedido dos pais de usar sangue de não vacinados.

A Nova Zelândia não faz distinção entre doações de pessoas vacinadas ou não contra a covid, pois não há risco extra pelo uso de sangue de pessoas que receberam a vacina.

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

disney-de-xangai-reabrira-nesta-quinta,-dia-agencia

G1 Mundo

Disney de Xangai reabrirá nesta quinta, dia agência

Parque foi fechado em novembro após alta de casos de Covid-19 no país. Reabertura acontece em meio à flexibilização. Disney Xangai, na China — Foto: Aly Song/Reuters O parque temático da Disney em Xangai, na China, reabrirá nesta quinta-feira (8), de acordo com um comunicado divulgado pelo Shanghai Disney Resort nesta quarta-feira (7). A declaração ocorre após a China anunciar a flexibilização de medidas preventivas contra a Covid-19, política conhecida […]

today7 de dezembro de 2022 4

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%