A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo oficializou a entrada de 261 novas escolas no Programa Ensino Integral (PEI) para o ano letivo de 2023 nesta semana. Destas, nove estão localizadas em cidades da Baixada Santista, no litoral de São Paulo.
De acordo com o governo estadual, até o início da atual gestão, o Estado contava com 364 unidades funcionando em tempo integral (6% da rede) e agora serão 2.311 (44% da rede). Com a ampliação, o número de vagas neste modelo de ensino foi multiplicado por dez, passando de 115 mil para mais de 1,2 milhão.
Na Baixada Santista, em 2023, quatro escolas estaduais em Guarujá, duas em Santos, duas em Praia Grande e uma em Peruíbe vão adotar o sistema de ensino integral (confira a lista abaixo).
O Programa de Ensino Integral propicia um aumento expressivo na proficiência dos alunos em Matemática e Língua Portuguesa, por exemplo. Recente pesquisa do Instituto Sonho Grande, Instituto Natura e Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social (Lepes) mostrou que estudantes do 3º ano das escolas PEI analisadas obtiveram 14,1 pontos adicionais em Matemática e 10,2 em Língua Portuguesa na escala SARESP.
O programa também é um importante aliado para a redução da evasão escolar. Para escolas estaduais do PEI, a taxa de evasão foi 10,6 p.p. menor se comparada às escolas regulares. O impacto é ainda maior para jovens com atraso escolar, em que a taxa de evasão foi 19,4 p.p menor.
O estudo revela ainda que os resultados são ainda mais expressivos em escolas que aderiram ao modelo PEI há mais tempo. Alunos que frequentaram por pelo menos três anos o ensino médio integral têm mais do que o dobro de aprendizado em Matemática e 73% a mais em Língua Portuguesa do que um estudante típico desta etapa.
Confira as escolas selecionadas para ensino integral:
- DINIZ MARTINS PROFESSOR
- IDALINO PINEZ PROFESSOR
- MARCILIO DIAS
- THEREZA SILVEIRA DE ALMEIDA PROFESSORA
- BARTOLOMEU DE GUSMAO PADRE
- JOAO OCTAVIO DOS SANTOS
- MARLENE LEITE DA SILVA PROFESSORA
- REYNALDO KUNTZ BUSCH DR
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos
Todos os créditos desta notícia pertecem a
G1 Santos.
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
G1
Publicar comentários (0)