G1 Santos

Novembro Azul: Santos terá Dia D no mês de prevenção ao câncer de próstata

today20 de novembro de 2023 4

Fundo
share close

No mês de novembro, momento da campanha de prevenção ao câncer de próstata, as policlínicas de Santos orientam sobre a conscientização e necessidade. No Dia D, 25 de novembro, 25 unidades estarão abertas a quem desejar se prevenir.

Homens, mulheres trans e travestis são o público-alvo do Novembro Azul. Ao longo do mês, os equipamentos municipais promovem várias ações voltadas ao bem-estar e saúde do grupo.

Haverá palestras, solicitação de testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), consultas médicas, rodas de conversa e até bingo.



PSA, exame de sangue e mais

Entre os exames direcionados ao Novembro Azul está o PSA (Antígeno Prostático Específico) para pessoas a partir de 45 anos. Já que o diagnóstico inicial do câncer de próstata aumenta as chances de cura, a Prefeitura de Santos reforça a necessidade de dar atenção ao procedimento.

As policlínicas também pedirão hemograma – tipo de exame de sangue – completo com plaquetas, colesterol total e frações, ureia e creatinina, contagem de enzimas no fígado, contagem hormonal da glândula tireoide e coleta de escarro para tuberculose.

Quem se declara negro ou pardo ainda terá acesso a exames de laboratório voltados às doenças que mais acometem a população, como anemia falciforme e deficiência da enzima glicose-6-fosfato desidrogenase.

Caso a equipe de enfermagem constate alteração no resultado do PSA, o paciente será encaminhado a um urologista para o devido tratamento.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

pm-fica-ferido-apos-acidente-com-granada-durante-treinamento-no-litoral-de-sp

G1 Santos

PM fica ferido após acidente com granada durante treinamento no litoral de SP

Agente foi socorrido e encaminhado ao centro cirúrgico no Hospital Santo Amaro, em Guarujá (SP). Agente foi levado ao Hospital Santo Amaro, em Guarujá (SP) — Foto: Matheus Tagé/Arquivo/ A Tribuna Jornal Um policial militar, de 38 anos, ficou ferido após sofrer um acidente enquanto manuseava uma granada em Guarujá, no litoral de São Paulo. O caso aconteceu nesta segunda-feira (20), enquanto o agente estava em um treinamento da corporação. […]

today20 de novembro de 2023 1

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%