G1 Mundo

O ex-parlamentar e youtuber preso no Japão por ameaças a celebridades

today5 de junho de 2023 11

Fundo
share close

Yoshikazu Higashitani, conhecido no YouTube como GaaSyy, é famoso por vídeos de fofocas de celebridades.

A imprensa local informou que ele estava nos Emirados Árabes Unidos e voltou ao Japão dois meses depois de a polícia de Tóquio ter emitido um mandado de prisão contra ele.

Higashitani é acusado de ameaçar difamar um ator, um empresário e um designer entre fevereiro e agosto do ano passado. Também é suspeito de obstruir as atividades comerciais do designer.



Ele ignorou repetidamente os pedidos para voltar ao Japão e se submeter voluntariamente ao interrogatório policial.

Em maio, a polícia de Tóquio enviou investigadores para os Emirados Árabes Unidos — e fez um apelo às autoridades locais para extraditá-lo para o Japão.

O ministro das Relações Exteriores do Japão ordenou que ele entregasse o passaporte depois que a polícia de Tóquio emitiu seu mandado de prisão em março, mas Higashitani disse que havia perdido. O passaporte dele expirou no mês seguinte.

No início deste ano, ele se tornou o primeiro legislador na história do Japão a ser expulso do Parlamento sem nunca sequer ter entrado nele.

Higashitani foi um dos dois membros eleitos do partido Seijika-joshi-48 — um partido de causa única que pede reformas na emissora pública do Japão.

Durante seus sete meses no cargo, ele se recusou a deixar sua casa em Dubai e não compareceu a uma única sessão legislativa.

Na época, a imprensa japonesa informou que ele se recusou a comparecer ao Parlamento porque temia ser preso por acusações de fraude e difamação de celebridades.

Os legisladores exigiram que Higashitani embarcasse para Tóquio para apresentar pessoalmente um pedido de desculpas por sua ausência, mas ele não compareceu à sessão plenária.

Em vez disso, anunciou em seu canal no YouTube que estava indo para a Turquia — e que planejava doar seu salário para ajudar as vítimas do terremoto que atingiu a região.

A ausência dele irritou o Senado, cujos membros votaram por unanimidade pela sua expulsão.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

convocado-a-depor,-principe-harry-falta-a-sessao-judicial;-entenda-o-caso

G1 Mundo

Convocado a depor, príncipe Harry falta a sessão judicial; entenda o caso

Harry daria testemunho no processo que move com mais cem pessoas contra um grupo de tabloides do país, mas não conseguiu chegar a tempo, disse seu advogado nesta segunda. Ele seria o primeiro membro sênior da realeza britânica a depor em um tribunal em 130 anos. O advogado de Harry, David Sherborne, disse que o príncipe voou de sua casa em Los Angeles, nos Estados Unidos, na noite de domingo […]

today5 de junho de 2023 10

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%