Rádio 97 WEB O melhor da música Cristã
Podcast Tenho Fé No Amanhã Ministro Fábio Paschoal
Mas o que é o Parlamento Europeu? E como ele funciona?
Com sede em Estrasburgo, na França, o Parlamento Europeu é um dos dois órgãos legislativos da União Europeia, cuja composição se divide em sete instituições.
Seus 705 membros — que a partir da próxima legislatura passam a ser 720 — têm a responsabilidade de aprovar ou rejeitar a legislação da União Europeia e de tomar decisões sobre o orçamento do bloco. O Parlamento também supervisiona a Comissão Europeia, o órgão executivo — a quem cabe formular as leis.
Apesar de ter a sede oficial em Estrasburgo, a maior parte de seus trabalhos ocorre de fato em Bruxelas, na Bélgica, onde a maioria das outras instituições da UE se concentra.
Normalmente, o órgão se reúne uma vez por mês, durante quatro dias, em sessões plenárias na cidade francesa. Nas outras três semanas, há comissões funcionando na capital belga.
O outro órgão legislativo do bloco é o Conselho da União Europeia, formado diretamente por representantes dos governos dos países, como chanceleres e ministros. Ele também é responsável por aprovar ou vetar propostas da Comissão Europeia e decidir sobre assuntos intergovernamentais, como política externa e questões macroeconômicas.
Parlamento Europeu durante sessão em 10 de abril de 2024. — Foto: Geert Vanden Wijngaert/AP
A eleição para o Parlamento Europeu é a segunda maior votação do mundo, atrás das eleições gerais da Índia. Cada nação elege os respectivos eurodeputados: a Alemanha é quem tem mais cadeiras, 96; Malta e Luxemburgo são os menores, com seis.
Durante muito tempo, o Parlamento Europeu foi ocupado por dois tipos de políticos: veteranos em seus países e pessoas que estavam em início de carreira.
Isso começou a mudar com as responsabilidades que a União Europeia começou a acumular, como decidir as regras bancárias e de agricultura dos países do bloco, além do orçamento da União Europeia.
Os eleitores também passaram a se interessar mais: em 2019, presença foi de 50,66% considerada um sucesso. Neste ano, espera-se que mais de 60% das pessoas votem.
Parlamento Europeu: Macron dissolve Legislativo e convoca novas eleições na França
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
Há dois grupos de extrema direita no Parlamento: Identidade e Democracia (o principal partido é o Reagrupamento Nacional, de Marine Le Pen, da França, que tem planos para se tornar líder da França em 2027).Europeus Conservadores e Reformistas (o partido Irmãos da Itália, de Giorgia Meloni, pertence a essa frente). Juntos, eles tinham 118 das 705 cadeiras no Parlamento Europeu (16,7%). Agora, passaram para 131 das 720 cadeiras (18,1%). “O […]
00:00 - 07:25
Diego Soares
07:00 - 07:30
08:05 - 09:50
Publicar comentários (0)