G1 Mundo

O que esperar do triunfo eleitoral de Putin em seu quinto mandato?

today18 de março de 2024 9

Fundo
share close

O sistema eleitoral suspeito e fraudulento é aferido como incontestável para Vladimir Putin e lhe assegurou 87,2% dos votos — mais do que o Kremlin previra.

Especula-se que ele ordenará uma segunda grande mobilização militar para a sua operação especial na Ucrânia, que até hoje não assumiu na Rússia a conotação semântica de uma guerra.

Embora os erros de Putin tenham imprimido severas derrotas à Rússia no país vizinho, a economia resistiu às sanções ocidentais. A indústria de armamento trabalha noite e dia e fez o PIB russo aumentar 3,6% em 2023.



Os laços com países como China, Índia, Irã, Coreia do Norte e países do Sul Global se fortaleceram e redirecionaram as pressões exercidas pelas sanções ocidentais. Esse apoio foi sacramentado nas mensagens de felicitações que recebeu de líderes desse bloco, enquanto os do Ocidente contestavam a vitória, reafirmando a fraude e a ausência de observadores internacionais.

Putin tira proveito da reticência dos republicanos do Congresso americano em apoiar o pacote da Casa Branca destinado à Ucrânia e saboreia o esvaziamento do suporte europeu ao país. O quinto mandato será um teste de resistência para os aliados da Otan.

Enquanto os russos votavam, as tropas avançavam contra o Exército ucraniano, que amarga falta de munições e de pessoal. O fracasso da contraofensiva anunciada pelo presidente Volodymyr Zelensky impulsionou a estratégia eleitoral do Kremlin.

“A iniciativa pertence inteiramente às forças armadas russas. Em algumas áreas, nossos homens estão apenas arrasando eles, o inimigo”, celebrou o presidente no discurso de vitória.

A presença de Navalny se fez lembrar em longas filas formadas ao meio-dia de domingo em sessões de votação, num protesto idealizado anteriormente pelo dissidente contra o presidente.

Putin se reelege sem opositores, sem liberdade e sem escolha, conforme ressaltou o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel. O triunfo eleitoral reforçará a retórica bélica do presidente russo e enviará a mensagem de seu contundente controle sobre a política russa.

Policiais detêm um homem durante uma reunião em memória de Alexei Navalny perto do monumento Muro da Dor às vítimas da repressão política em Moscou, — Foto: Reuters




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

rei-charles-iii:-apos-rumores-sobre-kate,-estado-de-saude-do-monarca-vira-alvo-de-especulacoes

G1 Mundo

Rei Charles III: após rumores sobre Kate, estado de saúde do monarca vira alvo de especulações

A circulação de um comunicado falso do Palácio de Buckingham nas redes sociais levantou especulações sobre o estado de saúde do monarca. Ele foi diagnosticado com um câncer em fevereiro e, desde então, se retirou da agenda pública para ser submetido a um tratamento. Não foi informado o tipo de câncer do rei. Os rumores ganharam as redes sociais nesta segunda-feira (18) após sites russos e asiáticos publicarem o comunicado […]

today18 de março de 2024 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%