G1 Mundo

O que Lula já disse desde o início do conflito entre Israel e o Hamas

today21 de fevereiro de 2024 3

Fundo
share close

Israel está em guerra com o Hamas desde que o grupo terrorista lançou diversos ataques ao sul do país e sequestrou mais de 250 pessoas.

O tom das falas do presidente mudou ao longo do tempo: no dia do ataque do Hamas, Lula expressou condolências às famílias das vítimas e repudiou o terrorismo. À medida em que a ofensiva israelense sobre Gaza aumentava, o presidente passou a criticar Israel.

Em novembro, por exemplo, Lula disse estar preocupado com a possibilidade de a guerra não ter fim e que estava “percebendo que Israel parece querer ocupar a Faixa de Gaza e expulsar os palestinos de lá”.



Segundo o grupo terrorista Hamas, que controla a Faixa de Gaza, mais de 28 mil palestinos morreram.

7 de outubro de 2023, após ataque do Hamas a Israel: “Fiquei chocado com os ataques terroristas contra civis em Israel”

“Conclamo a comunidade internacional a trabalhar para que se retomem imediatamente negociações que conduzam a uma solução ao conflito que garanta a existência de um Estado Palestino economicamente viável, convivendo pacificamente com Israel dentro de fronteiras seguras para ambos os lados”.

12 de outubro de 2023, Lula pediu a abertura de um corredor humanitário entre a Faixa de Gaza e o Egito: “Não é possível que inocentes sejam vítimas da insanidade daqueles que querem a guerra”

Israel x Hamas: Lula publica 'apelo' por libertação de crianças reféns e intervenção humanitária na região

Israel x Hamas: Lula publica ‘apelo’ por libertação de crianças reféns e intervenção humanitária na região

20 de outubro de 2023, Israel anunciou evacuação de cidade próxima da fronteira com o Líbano; em primeira aparição pública após cirurgia no quadril, Lula diz que crianças não têm culpa do “terrorismo” do Hamas: “Não é possível tanta insanidade”

“Em nome das crianças vivas do nosso país, graças aos programas de inclusão social, eu queria prestar solidariedade às crianças que já morreram na guerra da Rússia e da Ucrânia e que estão morrendo agora nessa luta insana entre o Hamas e o Estado de Israel.”

Lula diz que crianças não têm culpa de 'terrorismo' do Hamas

Lula diz que crianças não têm culpa de ‘terrorismo’ do Hamas

23 de outubro de 2023, brasileiros aguardavam repatriação na Faixa de Gaza enquanto a fronteira com o Egito estava fechada: “Não é possível que as pessoas não tenham sensibilidade”

Lula diz que ataques do Hamas não justificam mortes de 'milhões de inocentes'

Lula diz que ataques do Hamas não justificam mortes de ‘milhões de inocentes’

14 de novembro de 2023, um dia depois de Lula receber os resgatados da Faixa de Gaza no Brasil: “Nós temos que garantir a criação do estado Palestino”

'Israel parece que quer ocupar a Faixa de Gaza e expulsar os palestinos', diz Lula

‘Israel parece que quer ocupar a Faixa de Gaza e expulsar os palestinos’, diz Lula

21 de novembro de 2023, o chefe do Hamas disse que estava perto de alcançar acordo de trégua com Israel; Lula, em reunião com os Brics, disse que o reconhecimento de um “Estado palestino viável” é a “única solução possível” para o conflito

“O reconhecimento de um Estado palestino viável, vivendo lado a lado com Israel, com fronteiras seguras e mutuamente reconhecidas, é a única solução possível.

Lula declarou que o Brasil “não acredita que a paz seja criada apenas pela força das armas” e alertou que os países do Brics devem atuar “para evitar que a guerra se alastre para os países vizinhos”.

25 de dezembro de 2023, Lula participa de almoço com repatriados de Gaza; Hamas disse que bombardeio em campo de refugiados por Israel deixou dezenas de mortos

Lula lamentou mortes de mulheres e crianças na guerra no Oriente Médio, e disse que “não é humanamente possível aceitar o que está acontecendo na Faixa de Gaza”, assim como “a destruição de todo o patrimônio que foi construído pelo povo palestino”.

Lula participa de almoço com repatriados da Faixa de Gaza — Foto: TV Globo/Reprodução

18 de fevereiro, em visita a países africanos, Lula comparou resposta de Israel em Gaza ao Holocausto

“Eu fico imaginando qual é o tamanho da consciência política dessa gente. E qual é o tamanho do coração solidário dessa gente que não está vendo que, na Faixa de Gaza, não tá acontecendo uma guerra, mas um genocídio. Não é uma guerra entre soldados e soldados. É uma guerra entre um exército altamente preparado e mulheres e crianças.”

Lula compara guerra em Gaza com ações de Hitler

Lula compara guerra em Gaza com ações de Hitler




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

‘trilha-de-sherpas’-e-preparacao-para-novembro:-entenda-o-que-e-o-g20-e-o-encontro-no-brasil

G1 Mundo

‘Trilha de sherpas’ e preparação para novembro: entenda o que é o G20 e o encontro no Brasil

O encontro desta semana funciona como uma espécie de preparação para a Cúpula do G20, que está marcada para novembro, no Rio. Enquanto isso, o grupo foca em duas frentes de trabalho: a Trilha de Sherpas e a Trilha de Finanças. A Trilha de Sherpas possui 15 grupos de trabalho e é supervisionada por emissários pessoais dos líderes do G20. Esses emissários acompanham as negociações entre os países, coordenam a […]

today21 de fevereiro de 2024 3

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%