G1 Mundo

O que se sabe e o que falta saber sobre acidente de avião no Nepal; passageiro filmou momento da queda

today18 de janeiro de 2023 58

Fundo
share close

Veja, a partir das perguntas abaixo, o que se sabe e o que ainda falta esclarecer sobre o acidente.


Quando e onde aconteceu o acidente?

Equipes de resgate encaram destroços do avião que caiu no Nepal neste domingo (15) — Foto: Yunish Gurung/AP




O avião, um ATR-72 da companhia Yeti Airlines, saiu de Katmandu, capital do Nepal, com 72 pessoas a bordo. Ele caiu pouco antes das 11h do domingo, no horário local (02h15 no horário de Brasília), perto de Pokhara, onde deveria pousar.

A aeronave em chamas foi encontrada em um precipício de 300 metros de profundidade, entre o antigo aeroporto construído em 1958 e o novo terminal internacional inaugurado em 1º de janeiro em Pokhara, porta de entrada para alpinistas do mundo todo.

Avião cai no Nepal — Foto: Editoria de arte/g1

Quantas pessoas morreram? Há desaparecidos?

Autoridades do Nepal confirmam que, até esta terça-feira (17), 71 corpos foram encontrados. Uma pessoa seguia desaparecida por volta das 11h – horário de Brasília -, mas a polícia local afirma que todos os ocupantes do avião morreram.

Segundo o policial AK Chhetri disse à AFP, as buscas pelos corpos desaparecidos foram retomadas nesta terça, com a ajuda de quatro drones. Os agentes também ampliaram o raio de busca.

Passageiro transmite em uma live a queda do avião ATR 72 da Yeti Airlines em Pokhara, no Nepal, em 15 de janeiro de 2023 — Foto: Reprodução/Facebook

As caixas pretas do avião foram encontradas? O que elas podem revelar?

As equipes de busca e resgate encontraram as caixas-pretas do acidente na segunda-feira (17). Elas possuem os gravadores de voz da cabine e dados do voo. A informação inicial é de que elas estão em boas condições.

As gravações podem esclarecer o que causou o desastre. O tempo estava firme, e o piloto não informou nenhum problema à torre.

Qual é o modelo do avião?

O ATR72 da fabricante de aviões europeia ATR é um avião turboélice bimotor amplamente utilizado, fabricado por uma joint venture da Airbus e da italiana Leonardo. A Yeti Airlines possui uma frota de seis aviões ATR72-500, de acordo com seu site.

Há informações sobre as vítimas?

Um representante da companhia aérea informou que, dentre os ocupantes estavam duas crianças, quatro tripulantes e 15 estrangeiros. O avião levava, além de 57 nepaleses, cinco indianos, quatro russos, um irlandês, dois sul-coreanos, um australiano, um francês e um argentino, disse uma autoridade do aeroporto do Nepal.

Os hospitais da região começaram a entregar às famílias os corpos das vítimas nesta terça.

Entre as vítimas, está a copilota Anju Khatiwada. Ela começou a trabalhar na companhia aérea dona da aeronave em 2010, seguindo os passos de seu marido, um piloto que havia morrido em um acidente quatro anos antes.

Segundo o jornal britânico “The Guardian”, um amigo próximo confirmou a identidade de um passageiro que fez uma gravação de dentro do avião (veja o vídeo com começo da reportagem). Ele se chama Vishal Koswal. Outros três homens que aparecem no vídeo também foram identificados por esse amigo. A informação foi confirmada pela polícia local, segundo o jornal.

O que mostram as imagens do acidente?

Um vídeo (veja no começo da reportagem) feito por um passageiro registra a aeronave se aproximando do solo. Nele, é possível ver que os passageiros estão calmos e não há qualquer indicação de que havia algum problema com o avião. Logo depois, a imagem fica confusa, e é possível ouvir gritos. A transmissão termina mostrando destroços em chamas e o que parece ser barulho de fogo.

O g1 entrou em contato com a Meta, companhia que administra o Facebook, para confirmar a veracidade dessa transmissão, mas não obteve resposta até a última atualização dessa reportagem.


Outro vídeo publicado nas redes sociais mostra a queda do avião momentos antes do impacto. Nas imagens é possível ver a aeronave balançando no ar e fazendo uma inclinação para a esquerda antes de cair. Assista abaixo:

Queda de avião deixa mortos no Nepal

Queda de avião deixa mortos no Nepal

O Nepal tem histórico de acidentes aéreos?

O acidente deste domingo é o mais mortal no Nepal desde 1992, quando todas as 167 pessoas a bordo de um avião da Pakistan International Airlines morreram após a aeronave cair perto de Katmandu.

O setor aeronáutico do Nepal cresceu nos últimos anos. Porém, as empresas sofrem com problemas de segurança devido à falta de treinamento da equipe e a problemas de manutenção. A União Europeia proibiu todas as transportadoras nepalesas de entrar em seu espaço aéreo.

O país também possui algumas das pistas mais remotas e complicadas do mundo, ladeadas por picos cobertos de neve que tornam a aproximação desafiadora até mesmo para pilotos experientes

As companhias indicam que o Nepal não possui infraestrutura para estabelecer previsões meteorológicas precisas, principalmente nas regiões mais remotas e de difícil relevo montanhoso, onde foram registrados acidentes fatais nos últimos anos.

VÍDEOS: mais assistidos do g1




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

administrador-de-condominio-da-bengalada-em-moradora-apos-assembleia-no-litoral-de-sp;-video

G1 Santos

Administrador de condomínio dá bengalada em moradora após assembleia no litoral de SP; VÍDEO

O administrador de um condomínio, no bairro Itararé, em São Vicente, no litoral de São Paulo, foi filmado tentando agredir uma moradora com uma bengala. Imagens obtidas nesta quarta-feira (18) pelo g1 mostram que, na sequência, o homem ainda tentou acertar um soco na mulher e em outro morador. A confusão aconteceu após uma assembleia de prestação de contas. (veja o vídeo acima) Uma moradora que preferiu não se identificar […]

today18 de janeiro de 2023 24

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%