G1 Mundo

O que se sabe sobre a filha de Kim Jong-un apresentada durante lançamento de míssil

today19 de novembro de 2022 18

Fundo
share close

A jovem acompanhou o pai no lançamento de um míssil balístico intercontinental na sexta-feira (18/11).

Kim comanda um dos países mais secretos do mundo e pouco se sabe sobre a sua vida pessoal

A agência estatal de notícias da Coreia do Norte, KCNA, publicou várias fotos em que pai e filha aparecem de mãos dadas enquanto conversam, falam com pessoas ligadas ao governo, inspecionam os mísseis e olham o lançamento em uma plataforma de observação.



O lançamento desse míssil balístico intercontinental, condenado pelos Estados Unidos, foi considerado um êxito pelas autoridades da Coreia do Norte. Ele é avaliado como o mais potente dessa categoria e acredita-se que pode ser capaz de alcançar os EUA.

Mas esse tema foi ofuscado pela aparição pública da filha de Kim Jong-un, que despertou muito interesse nos analistas da Coreia do Norte.

“Por quê? Porque (a aparição da jovem) diz muito sobre o futuro do regime e seu programa de armas nucleares. Ou, pelo menos, levanta algumas questões intrigantes”, explica Jean Mackenzie, correspondente da BBC em Seul, Coreia do Sul.

Kim Jong-un e a filha, durante teste de míssil na Coreia do Norte. — Foto: Reuters

“Em primeiro lugar, isso significa que ela foi escolhida como sucessora de Kim e um dia liderará a Coreia do Norte? É muito possível. Esta é uma dinastia familiar, o que significa que o líder vai querer que um de seus filhos assuma as rédeas”, acrescenta.

“Em segundo lugar, por que revelá-la agora? Ela ainda é muito jovem. Se ele está preparando a filha para assumir o comando, isso pode significar que o líder de 38 anos tem problemas de saúde? A sua saúde é alvo de muita especulação, por ser considerado o maior risco para a estabilidade do regime”, pontua o especialista.

Kim Jong-Un mostrou publicamente a filha pela primeira vez durante teste de lançamento de míssil. — Foto: Reuters

E em terceiro lugar, aponta o correspondente da BBC, essa aparição da garota também pode dizer algo sobre o programa de armas nucleares da Coreia do Norte.

“Revelar sua existência em um lançamento tão importante sugere que um dia desempenhará um papel importante no desenvolvimento de armas do país. O líder norte-coreano anunciou recentemente que não desistiria, em hipótese alguma, de suas armas nucleares”, detalha Mackenzie.

“É uma forma de mostrar ao mundo que suas armas nucleares chegaram para ficar, até a próxima geração”, acrescenta o especialista.

O que se sabe sobre a jovem

As informações sobre a jovem são escassas. Por exemplo, o nome dela nunca foi divulgado oficialmente, mas acredita-se que ela se chama Kim Chu-ae.

A idade dela seria entre 12 e 13 anos, aponta Michael Madden, especialista na Coreia do Norte do Centro Stimson, em Washington (EUA).

Para Madden, a aparição pública da jovem pode ser a forma que Kim Jong-un tem para dizer “que a quarta geração de sucessão no poder virá através da minha linha (de sangue)”.

Em setembro, vários pesquisadores sobre a Coreia do Norte informaram que a jovem aparecia em um vídeo nas celebrações do Dia Nacional do país.

Mas eram especulações, e os dirigentes norte-coreanos não confirmaram que se tratava da filha do líder do país.

A primeira vez em que a existência da jovem foi mencionada foi em 2013, depois que o astro do basquete americano Dennis Rodman fez uma polêmica viagem à Coreia do Norte.

Rodman disse que passou um tempo com a família de Kim Jong-un, relaxando à beira-mar e que havia “segurado seu bebê Chu-ae”.

Especialistas acreditam que Kim pode ter até três filhos, duas garotas e um garoto, sendo Chu-ae a mais velha.

Mas o líder norte-coreano é muito reservado sobre a sua família; inclusive a esposa dele, Ri Sol-ju, foi mantida em segredo até algum tempo depois do casamento deles.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

governadora-de-toquio-recomenda-que-moradores-usem-gola-alta-para-economizar-energia

G1 Mundo

Governadora de Tóquio recomenda que moradores usem gola alta para economizar energia

Desde o início da guerra na Ucrânia, Japão e outros países enfrentam redução de abastecimento de energia. A governadora de Tóquio, Yuriko Koike, participa da cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Tóquio, no Estádio Olímpico — Foto: Daniel LEAL-OLIVAS / AFP A governadora de Tóquio, Yuriko Koike, recomendou aos moradores da capital japonesa que utilizem roupas de gola alta como proteção contra o frio e para economizar dinheiro em […]

today19 de novembro de 2022 18

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%