G1 Mundo

O que se sabe sobre os reféns que foram sequestrados pelo Hamas em Israel

today11 de outubro de 2023 29

Fundo
share close

A guerra começou no sábado (7) com um ataque-surpresa a Israel. Partido da Faixa de Gaza, o Hamas atacou cidades, comunidades rurais e uma festa rave em território israelense. Israel declarou guerra já no sábado. Nesse primeiro momento que os combatentes palestinos fizeram reféns.

Na segunda-feira (9), após Israel bombardear a Faixa de Gaza, um porta-voz do Hamas afirmou que iria executar um refém israelense para cada edifício palestino bombardeado sem aviso.

As informações sobre os reféns ainda não são precisas.



O embaixador de Israel na ONU, Gilad Erdan, afirmou que são “entre 100 e 150” pessoas que foram levadas para Gaza.

Nesta terça-feira (10), o porta-voz do exército de Israel Daniel Hagari disse que as famílias de 50 reféns foram notificadas.

Veja abaixo o que se sabe das pessoas que foram sequestradas pelo Hamas

O exército de Israel afirma que sabe quais são as identidades deles. Essa informação, no entanto, não foi tornada pública.

As autoridades não falam nem mesmo o número exato de pessoas que foram sequestradas. De acordo com as declarações de representantes do exército, sabe-se que há pessoas idosas e crianças entre os reféns, e que a maioria deles foi capturada no sábado (7) pela manhã, o primeiro dia da guerra.

De acordo com uma reportagem do “New York Times”, as pessoas sequestradas foram retiradas das comunidades israelenses próximas da Faixa de Gaza, da festa rave que acontecia quando começou a guerra e também de grupos de pacifistas que vivem perto da fronteira com o território palestino.

Deve haver pessoas de outras nacionalidades, além da israelense, entre os sequestrado – o presidente Joe Biden, dos EUA, disse que é provável que haja cidadãos americanos que foram levados para Gaza; autoridades da França e do México também disseram que têm cidadãos entre os reféns.

O Hamas, evidentemente, não afirmou onde os reféns estão, mas um porta-voz do grupo, Abu Obeida, disse que os sequestrados foram levados para locais seguros e para os “túneis da resistência” (sabe-se que o Hamas usa túneis que eles mesmos constroem nos territórios palestinos).

O general aposentado Gal Hirsch foi nomeado o coordenador israelense dos reféns.

O exército e a polícia abriram um centro para as famílias registrarem seus parentes desaparecidos.

Israel declarou guerra depois que combatentes do Hamas atacaram

Entenda a guerra entre o Hamas e Israel

▶️ Como começou o conflito entre o Hamas e Israel? A mais recente disputa na região começou em 7 de outubro, quando o Hamas realizou um ataque-surpresa contra Israel. Essa foi a mais violenta ação contra o território israelense dos últimos 50 anos. Os serviços de inteligência do país não conseguiram antecipar que uma ofensiva dessa magnitude estava sendo preparada.

▶️ O que é o Hamas? O grupo terrorista é uma das maiores organizações islâmicas dos territórios palestinos e, desde 2007, controla a Faixa de Gaza. O Hamas é considerado um grupo terrorista por países como os Estados Unidos e o Reino Unido. Veja o vídeo abaixo para saber mais sobre o grupo.

▶️ Como foi o ataque? As ações se concentraram perto da fronteira da Faixa Gaza, de onde Hamas lançou lançados 5 mil foguetes. Por terra, ar e mar, com motos e parapentes, homens armados invadiram o território israelense pelo sul do país. Houve relatos de que os invasores atiraram em pessoas que estavam nas ruas e sequestraram dezenas de israelenses (incluindo mulheres e crianças), levados como reféns para Gaza.

▶️ Como foi a resposta de Israel? Diante da ofensiva do Hamas, o governo israelense iniciou uma retaliação. “Estamos em guerra e vamos ganhar”, disse o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, logo após o ataque. “O nosso inimigo pagará um preço que nunca conheceu.” Ainda em 7 de outubro, Israel lançou bombas em direção à Faixa de Gaza.

▶️ Quantas pessoas morreram? O balanço mais recente das autoridades locais indica que mais de 1.800 pessoas morreram.

▶️ O que é e onde fica Faixa de Gaza? É território palestino localizado em um estreito pedaço de terra na costa oeste de Israel, na fronteira com o Egito. Marcado por pobreza e superpopulação, tem 2 milhões de habitantes morando em um território de 360 km² — um pouco menor que Santa Catarina. Tomada por Israel na Guerra dos Seis Dias, em 1967, e entregue aos palestinos em 2005, Gaza vive um bloqueio de bens e serviços imposto por seus vizinhos de fronteira.

▶️ Qual é o histórico do conflito na região? A disputa entre Israel e Palestina se estende há décadas e já resultou em inúmeros enfrentamentos armados e mortes. Em sua forma moderna, remonta a 1947, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) propôs a criação de dois Estados, um judeu e um árabe, na Palestina, sob mandato britânico.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

acao-israelense-em-gaza-viola-lei-internacional,-diz-chefe-de-politica-externa-da-uniao-europeia

G1 Mundo

Ação israelense em Gaza viola lei internacional, diz chefe de política externa da União Europeia

Na terça-feira (10), o chefe de política externa da União Europeia (UE), Josep Borrell, acusou o governo de Israel de violar a lei internacional ao impor um bloqueio total a Gaza em resposta ao ataque do grupo palestino Hamas ao país. Ele se pronunciou durante uma reunião do bloco que aconteceu em Mascate, em Omã. Borrell condenou os ataques do Hamas, que, desde sábado (7), mataram mais de 1.200 israelenses, […]

today11 de outubro de 2023 10

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%