G1 Mundo

‘O radical’: Javier Milei estampa capa de junho da revista Time

today23 de maio de 2024 13

Fundo
share close

Logo no início da matéria especial, a revista afirma que Milei pode ser o chefe de Estado mais excêntrico do mundo. O artigo destaca que Milei é ex-guru de sexo tântrico, como o próprio presidente define, e ficou conhecido como El Loco (“O Louco”, em português) pelas expressões profanas que utilizava para comentar sobre economia em programas de fofoca da TV.

Durante a campanha eleitoral, lembra a matéria, Milei prometeu eliminar o banco central do país, ridicularizou a mudança climática, que chamou de “conspiração socialista”, e atacou até mesmo o Papa Francisco, o primeiro pontífice argentino.

Segundo a Time, “as esquisitices” da campanha de Milei ofuscaram o forte programa de austeridade que ele promoveu para tirar o país da crise econômica. Na entrevista, o presidente prevê uma retomada forte na economia país e promete recolocar a Argentina como líder na economia mundial.



A revista, no entanto, também relata como o pacote de austeridade está afetando os argentinos mais pobres. Javier Milei havia prometido que o alvo de seu ajuste econômico seria “a casta”, forma como chama a classe política, mas ressalta que os verdadeiros atingidos são os cidadãos comuns, uma vez que a inflação continua perto dos 300%.

“O radical”: Javier Milei estampa capa da revista Time de junho

“Muitos argentinos foram forçados a transportar sacos de dinheiro até para pequenas transações; algumas lojas desistiram completamente dos cartazes de preços. Os movimentos de Milei – cortar ajuda federal, transporte e subsídios à energia e se livrar dos controles de preços – causaram um aumento dos custos de vida”, diz a revista.

Enquanto o presidente promete fazer do país uma potência mundial, o Instituto Nacional de Estatísticas e Censos (Indec) anunciou que a atividade econômica registrou uma queda de 8,4% em março na comparação com o mesmo mês do ano passado. E, segundo o Indec, o PIB no 1º trimestre deste ano teve uma queda de 5,3% em comparação com o mesmo período de 2023.

Presidente Javier Milei é a capa da revista Time de junho. — Foto: Irina Werning/TIME

Em outro momento da entrevista, o presidente afirma considerar os EUA um “aliado estratégico”, mas não se posicionou sobre a disputa entre o atual presidente americano, Joe Biden, e ex-presidente Donald Trump. Apesar de sua proximidade ideológica com Trump, Milei disse ter “excelentes relações” com o governo do democrata e muitos de seus funcionários.

A matéria lembra ainda que o argentino buscou inspiração de fora do país durante a campanha eleitoral ao prometer “tornar a Argentina grande novamente”, uma referência ao bordão usado pelo Trump. Nos comícios, era comum ver cartazes de Trump e também do ex-presidente Jair Bolsonaro.

A matéria especial destaca ainda que o chefe de Estado pede conselhos políticos por telepatia para o seu falecido cachorro, que morreu há mais de 5 anos, e chega a questionar se é possível ser apenas uma questão de tempo até que seu “apoio popular desmorone”.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

partido-alemao-afd-e-expulso-de-frente-de-extrema-direita-na-europa-apos-dirigente-dizer-que-membros-da-ss-nazista-‘nao-eram-todos-criminosos’

G1 Mundo

Partido alemão AfD é expulso de frente de extrema direita na Europa após dirigente dizer que membros da SS nazista ‘não eram todos criminosos’

A coligação Identidade e Democracia (ID), formada por partidos de extrema direita do Parlamento Europeu, expulsou o partido AfD, da Alemanha, porque um político da sigla afirmou que os membros da SS nazista “não eram todos criminosos”. Maximilian Krah, o principal candidato da AfD nas eleições para o Parlamento Europeu, deu a declaração em uma entrevista a um jornal italiano publicada no fim de semana. A SS era uma força […]

today23 de maio de 2024 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%