G1 Santos

OAB-SP promove ato de solidariedade a favor da procuradora Gabriela Samadello em Registro

today27 de junho de 2022 21

Fundo
share close

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São Paulo e o Conselho Federal da OAB promoveram na tarde desta segunda-feira (27) um ato de solidariedade a favor da procuradora-geral de Registro (SP), Gabriela Samadello Monteiro de Barros, que foi espancada durante expediente no último dia 20. A ação em prol da profissional aconteceu na Prefeitura de Registro e contou com a presença da própria procuradora.

Conforme informado pela OAB-SP, figuras como a presidente da OAB-SP, da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (Caasp), da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia, de Direitos e Prerrogativas da OAB SP, da Comissão Nacional da Mulher Advogada, da Mulher Advogada da Secional e da OAB Registro estiveram presentes no ato, junto ao vice-presidente do Conselho Federal da OAB e Prefeito de Registro.

De acordo com informações obtidas pelo g1, os representantes e a procuradora-geral de Registro Gabriela Samadello se reuniram numa sala na Prefeitura de Registro. Após uma roda de conversas, todos posaram para uma foto em apoio e solidariedade à Samadello.

Representantes de órgãos da OAB e de Direito se reuniram no ato nesta segunda-feira (27) junto à procuradora-geral de Registro — Foto: Rinaldo Rori/g1



O caso aconteceu na tarde de segunda-feira (20), por volta das 16h50, na sala da Procuradoria Geral do município, na Prefeitura de Registro.

Demétrius já havia apresentado comportamento suspeito e sido grosseiro com outra funcionária do setor, conforme relatado por Gabriela à Polícia Civil.

A procuradora havia cobrado providências sobre o episódio de grosseria contra uma funcionária, que estava com medo de trabalhar no mesmo ambiente que Demétrius e enviou um memorando à Secretaria Administrativa com uma proposta de procedimento administrativo.

Na segunda-feira (20), foi publicada no Diário Oficial do município a criação de uma comissão para apurar os fatos. Segundo Gabriela, provavelmente foi isso que desencadeou as agressões.

'Acho que ele é capaz de qualquer coisa', diz procuradora agredida em SP

‘Acho que ele é capaz de qualquer coisa’, diz procuradora agredida em SP

Procurador pediu exoneração em 2020

O g1 apurou que no dia 25 de novembro de 2020, o então procurador Demétrius Oliveira de Macedo pediu exoneração do cargo e deixou suas funções, alegando problemas de relacionamento com as colegas. As informações foram confirmadas pela Prefeitura de Registro.

Ainda segundo a administração municipal, além de relatar dificuldades no convívio com a equipe da procuradoria, Demétrius teria dito que sofria assédio moral da chefe na época. A prefeitura esclareceu, ainda, que o procurador retornou ao cargo por decisão da Justiça, no dia 28 de junho de 2021.

Justiça determinou a detenção de Demétrius na quarta-feira (22) — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Após a repercussão do episódio de agressão na segunda (20), Demétrius Oliveira Macedo disse à Polícia Civil que sofria assédio moral no local de trabalho. “Ele admitiu que agrediu a vítima e alegou que assim o fez por sofrer assédio moral”, afirmou Fernando Carvalho Gregório, delegado do 1º Distrito Policial do município, em entrevista à TV Tribuna, afiliada à Rede Globo.

Dias depois, a defesa do procurador Demétrius alegou que ele sofre com “problemas de ordem psiquiátrica”, que a condição era de conhecimento dos colegas de trabalho e que a situação o levou a pedir exoneração do cargo.

Chefe agredida se posiciona

Após o procurador Demétrius alegar que teria sofrido assédio moral no local de trabalho, a procuradora-geral Gabriela Samadello descartou que o agressor tenha sofrido o tipo de assédio, a ainda afirmou que Demétrius seria um “sociopata”.

Gabriela defende, ainda, que Demétrius não teria sofrido assédio moral “de maneira alguma”, e pontua que tem testemunhas que concordam com sua posição. “É uma desculpa que ele deu, e não tem prova nenhuma disso. E eu nem permitiria”, afirma.

A Prefeitura de Registro, em nota, manifestou “mais absoluto e profundo repúdio aos brutais atos de violência”, protagonizados pelo procurador.

“Reafirmamos nosso compromisso com a prevenção e enfrentamento a todas as formas de violência, principalmente aquelas que vitimizam mulheres. Os servidores da Procuradoria Geral Municipal e da Secretaria de Negócios Jurídicos receberão todo apoio necessário, inclusive acompanhamento psicológico”, escreveu.

A administração municipal disse, ainda, aos demais servidores: “recebam nosso amparo e saibam que a prática de violência é veementemente repudiada e será severamente punida”.

Vídeo flagra procuradora sendo brutalmente agredida em prefeitura em São Paulo

Vídeo flagra procuradora sendo brutalmente agredida em prefeitura em São Paulo

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

alunas-de-ballet-do-caec-isabel-ortega-apresentam-espetaculo-nesta-quinta-(30)

Prefeitura de Guarujá

Alunas de ballet do Caec Isabel Ortega apresentam espetáculo nesta quinta (30)

Na ocasião, haverá ainda a entrega de certificados de conclusão do curso para cinco formandas; outras quatro alunas receberão as sapatilhas de ponta A equipe de ballet do Centro de Atividades Educacionais e Comunitárias (Caecs) Isabel Ortega de Souza (Santa Rosa) realiza o espetáculo “Princesas”, nesta quinta-feira (30). O evento acontece às 19h30, no Teatro Municipal Procópio Ferreira (Avenida Dom Pedro I, 350, no Jardim Tejereba). O espetáculo “Princesas” vai abordar […]

today27 de junho de 2022 16

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%