G1 Santos

Obras para chegada do VLT na Área Continental de São Vicente começam nesta terça-feira

today2 de abril de 2024

Fundo
share close

As obras para a extensão do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) na Área Continental de São Vicente, no litoral de São Paulo, começam nesta terça-feira (2). Segundo apurado pelo g1, as intervenções dão início à implantação da terceira fase do VLT na Baixada Santista, que prevê a ligação do Terminal Barreiros ao bairro Samaritá.

Os trabalhos serão divididos em duas etapas: a recuperação ferroviária da Ponte A Tribuna, antiga Ponte dos Barreiros – sob responsabilidade do consórcio Paulitec-Agis – e a ligação do veículo à área Continental com a construção de quatro novas estações, cuja empresa responsável ainda será definida.

O investimento total da terceira fase, pelo governo estadual, é da ordem de R$ 562 milhões. A previsão é de que a reforma da ponte dure 24 meses a partir da ordem de serviço.



De terça a sexta-feira (5), será implantada na Ponte dos Barreiros a “Operação Pare e Siga” no período noturno, das 21h às 0h. A estrutura não será interditada, mas agentes de trânsito estarão no local para apoiar a sinalização.

Primeiro, o número de estacas na ponte será ampliado. Além da reestruturação da parte ferroviária, atualmente inoperante, haverá a construção de uma ciclovia e uma passarela destinada exclusivamente para pedestres.

Por meio de nota divulgada pela prefeitura, o subsecretário de Infraestrutura Paulo Fiamenghi informou que, neste primeiro momento, a adutora provisória assentada sobre os antigos trilhos ferroviários será substituída pelo assentamento de uma nova tubulação de ferro, fundido na passarela da ponte.

Obra na Ponte dos Barreiros — Foto: Acervo A Tribuna

A segunda etapa das transformações contempla o trecho ferroviário pós-ponte que ligará o VLT à Área Continental. Serão construídas quatro novas estações: Ponte Nova, Quarentenário, Rio Branco e o Terminal Samaritá.

Os estudos ambientais desta etapa foram concluídos pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) e o projeto passará por uma audiência pública para que haja o processo de manifestação e contratação do consórcio vencedor. O encontro será no dia 10 de abril, na Câmara Municipal.

Segundo a Prefeitura de São Vicente, o projeto está em tramitação administrativa e burocrática para a obtenção do licenciamento da obra e posterior licitação. O Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) estão disponíveis para consulta até 9 de abril, no Paço Municipal, no Centro da cidade, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

A fiscalização da execução das obras do VLT em São Vicente será realizada pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), mas a prefeitura acompanhará e ajudará com eventuais intervenções no trânsito.

A estimativa é que a extensão do VLT beneficie, aproximadamente, 150 mil pessoas que moram em dez bairros da Área Continental de São Vicente e dependem do transporte público para ir até Santos (SP).

O VLT terá 27 km de extensão, sendo 11,5 km já em operação (Barreiros ao Estação Porto), 8 km em obras (Conselheiro Nébias ao Valongo) e 7,5 km que aguardam a licitação (Barreiros ao Samaritá). A publicação do edital das obras deste trecho está prevista para junho de 2024.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

santos,-sp,-abre-inscricoes-para-curso-profissional-de-motoristas;-saiba-como-participar

G1 Santos

Santos, SP, abre inscrições para curso profissional de motoristas; saiba como participar

Capacitação será realizada pela CET-Santos entre os dias 15 e 23 de abril. Interessados em trabalhar com táxi integram público-alvo do curso da CET Santos — Foto: Prefeitura de Santos/Divulgação A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de Santos, no litoral de São Paulo, realiza um curso de aperfeiçoamento profissional para motoristas. As inscrições acontecem no site oficial até o dia 10 de abril. A capacitação gratuita é destinada a […]

today2 de abril de 2024

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%