G1 Santos

Olhar o que acontece em portos estrangeiros pode ser positivo para o Brasil

today13 de setembro de 2022 18

Fundo
share close

Assunto foi debatido no painel Melhores práticas no Mundo, no Summit Portos 2022

Quando falamos de logística, estamos abordando um setor com características singulares, próprias e intensamente influenciado pela dinâmica de operações internacionais. Por isso, os exemplos mundiais devem ser inspiração para a atuação local.

A consolidação do mercado de movimentação e armazenagem de cargas tem se tornado o padrão nos principais portos do mundo, como mostram casos recentes.



Durante o Summit Portos 2022, promovido pelo Grupo Tribuna, o painel Melhores práticas no Mundo (Operações integradas, Logística Colaborativa e Cases Mundiais em Comparação ao Case Brasil) trouxe diversos exemplos internacionais que podem ser usados para melhorar toda a parte de infraestrutura no Brasil.

O diretor de projetos da Fundación Valenciaport, Jonas Mendes Constante, falou durante o evento que o país deve se planejar com muita antecedência.

“Em 2010, investimos em uma nova infraestrutura no porto de Valencia e licitamos há apenas dois anos”. Ele afirma que mesmo há 12 anos atrás, os responsáveis pelo local já pensavam em atender as exigências do mercado que viriam nesta década.

Jonas ainda comentou que os portos devem investir em infraestrutura, mas que isso não deve ser prioridade, e sim trazer conectividade com os armadores.

Ainda no painel, Lilian Marques, coordenadora-geral do Cade, comentou que práticas concorrenciais de outros países devem ser analisadas, mas que nem todas podem servir para a realidade brasileira. “Temos algumas características próprias. Quando analisamos alguma operação ou conduta, temos que pesar as medidas, porque cada um está defendendo seu interesse”.

O SUMMIT PORTOS 2022 – Capacidade e Competitividade foi realizado pelo Grupo Tribuna. O evento aconteceu no dia 1º de setembro no Brasília Palace Hotel, em Brasília-DF.

A programação foi transmitida ao vivo pela plataforma do evento, com tradução simultânea. Todo o Summit Portos pode ser assistido no YouTube:

SUMMIT PORTOS conteúdo de responsabilidade do anunciante

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

a-igreja-primitiva-nao-era-socialista

Pleno News

A Igreja primitiva não era socialista

Pedro Augusto - 13/09/2022 12h19 Socialismo Foto: Freepik Aqueles que gostam de inserir suas ideologias no cristianismo, costumam dizer que Atos 2:44 aponta para uma espécie de socialismo na Igreja primitiva, já que o texto aponta que todos tinham “tudo em comum”. No entanto, uma rápida leitura dos capítulos seguintes é capaz de colocar essa tese por água abaixo. As pessoas daquela comunidade ainda tinham bens pessoais e propriedades (casas), […]

today13 de setembro de 2022 18

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%