G1 Mundo

OMS confirma primeira morte pela variante H5N2 da gripe aviária

today5 de junho de 2024 5

Fundo
share close

Segundo a OMS, o vírus foi detectado em um homem de 59 anos que foi hospitalizado na Cidade do México. Ele não tinha histórico de exposição a aves ou outros animais. A morte foi reportada à organização internacional em 23 de maio.

Apesar da fonte de exposição ao vírus neste caso ser desconhecida, o vírus H5N2 já foi relatado em aves no México.

O Brasil já confirma 165 focos de gripe aviária no país, segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária, mas nenhum caso é da variante identificada no México. Não há casos reportados em humanos no território nacional até o momento.



Até agora, nenhuma transmissão de gripe aviária de humano para humano foi relatada nas Américas ou globalmente, aponta a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). Segundo levantamento feito no ano passado, em 20 anos, 874 pessoas se contaminaram no mundo, e metade delas morreu.

Os vírus de gripe animal normalmente circulam em aves e porcos, mas também podem infectar humanos. As infecções em humanas são contraídas, principalmente, por meio do contato direto com animais infectados ou ambientes contaminados.

A depender do hospedeiro original, a influenza A é classificada como gripe aviária, gripe suína ou outros tipos de gripe animal.

Em 23 de maio, a divisão local no México do Regulamento Sanitário Internacional reportou à OMS um caso fatal confirmado de infecção humano pelo vírus da influenza aviária A (H2N5).

Apesar do homem não ter histórico de contato com animais, o caso tinha diversas condições médicas pré-existentes.

De acordo com a OMS, os parentes do homem infectado relataram que ele já estava acamado há três semanas por outros motivos antes dos sintomas agudos da doença.

Em 17 de abril, o caso desenvolveu febre, falta de ar, diarreia, náuse e mal-estar e procurou atendimento médico uma semana depois, em 24 de abril.

Ele foi internado no Instituto Nacional de Doenças Respiratórias, na Cidade do México, e morreu no mesmo dia, devido a complicações do quadro.

Uma amostra respiratória foi coletada para análise e, em 22 de maio, o sequenciamento confirmou que o subtipo de influenza era A. Nenhum outro caso foi relatado durante a investigação epidemiológica.

Em março de 2024, um surto de H2N5 de alta patogenicidade foi detectado em uma granja avícola de quintal no estado de Michoacán, que faz fronteira com o Estado do México, onde o homem residia.

Esse é o primeiro caso humano confirmado em laboratório de infecção por um vírus da influenza A e a primeira infecção em uma pessoa relatada no México. As autoridades de saúde no México ainda investigam qual teria sido a provável fonte de exposição ao vírus.

Sempre que há a circulação da influenza aviária em animais há um risco de infecção e pequenos grupos de casos em humanos. Portanto, não é uma situação inesperada, segundo a OMS.

Evidências epidemiológicas de eventos anteriores sugerem que o vírus A não tem a capacidade de sustentar a transmissão em humanos. Assim, a probabilidade de disseminação sustentada de humano para humano é baixa.

Não há vacinas específicas para previnir a infecção em humanos, mas a partir das informações disponíveis, a OMS avalia que o risco para a popualação em geral é baixo.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

video:-principe-william-diz-que-kate-‘esta-melhorando’

G1 Mundo

VÍDEO: Príncipe William diz que Kate ‘está melhorando’

Herdeiro do trono, William respondeu a questionamento de veterano de guerra durante celebrações dos 80 anos do "Dia D". Princesa de Gales está afastada de atividades para tratar um câncer. Príncipe William diz a veterano de guerra que Kate Middleton 'está melhorando' William respondeu ao questionamento de um veterano da Segunda Guerra Mundial durante celebrações pelos 80 anos do "Dia D" -- quando tropas aliadas atacaram tropas nazistas na Normandia, […]

today5 de junho de 2024 11

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%