Onças-pardas são flagradas em momento de ‘descanso’, marcação de território e vocalização
Onças-pardas foram flagradas em momentos ‘inusitados’ no Parque das Neblinas, localizado em Bertioga, no litoral de São Paulo, e Mogi das Cruzes. Nas imagens, obtidas pelo g1 nesta quarta-feira (28), é possível ver os animais ‘encarando’ as câmeras e até rolando na grama, cena considerada ‘incomum’ segundo o Instituto Ecofuturo, que faz a gestão da reserva ambiental (veja o vídeo acima).
As imagens foram feitas por câmeras ‘trap’ do citado instituto, que filmam a partir de um sensor de movimento. Segundo classificação da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), a espécie é considerada “vulnerável”, ou seja, pode entrar em uma classificação de ameaçada, caso a caça ilegal, destruição do habitat e ampliação da ocupação humana não diminuam.
“Captar essa cena não é comum. Realmente, essa onça estava ‘muito exibida’ no dia. Não é fácil filmar o animal em um momento tão tranquilo como aquele“, comentou Paulo Groke, diretor superintendente do Instituto Ecofuturo.
O profissional também relacionou o comportamento com a marcação de território. “O felino, às vezes, se esfrega no chão para deixar o seu cheiro, a sua marca“.
Onças-pardas são filmadas ‘encarando’ câmera e em momento ‘incomum’ no litoral de SP — Foto: Instituto Ecofuturo/Divulgação
Os ‘flagrantes’ aconteceram em momentos diferentes. Primeiro, é possível observar a ‘encarada’ do animal enquanto um outro passa ao fundo. Em seguida, uma das onças esfrega as costas e rola pela grama em frente ao aparelho.
Por fim, uma das onças ainda protagoniza a chamada “vocalização” que, segundo o superintendente, pode ser feita para chamar o sexo oposto para a reprodução ou defender o território.
“Se você tem profissionais habilitados para instalar essas câmeras nos lugares corretos, a captação de imagem não se torna algo tão difícil. Já conseguimos flagrar até animais prenhes [grávidos]. Sempre que alguma espécie se aproxima, elas tiram fotos ou começam a filmar”, complementou Paulo Groke.
Onça é flagrada em momento ‘inusitado’ no Parque das Neblinas, em SP — Foto: Instituto Ecofuturo/Divulgação
O Parque das Neblinas está localizado em Bertioga e Mogi das Cruzes (SP), com uma área de 7 mil hectares de Mata Atlântica. Por meio de nota, a assessoria de imprensa informou ao g1 que mais de 70 pesquisas já foram realizadas no local e, a partir delas, “quatro novas espécies para a ciência” foram identificadas.
O Instituto Ecofuturo, por sua vez, faz a gestão do parque e atua em parceria com a Suzano (SP). Trata-se de uma organização sem fins lucrativos fundada em 1999 e que, segundo nota à reportagem, contribui para “transformar a sociedade” por meio da conservação ambiental e promoção do conhecimento.
A onça-parda precisa de um amplo território para habitar, por isso, essa diversidade de registros é um indicativo de que a espécie encontra no parque um ambiente adequado para sua circulação e reprodução.
— Paulo Groke, diretor superintendente do Instituto Ecofuturo
Onça é flagrada ‘encarando’ câmera no litoral de SP — Foto: Instituto Ecofuturo/Divulgação
Publicar comentários (0)