G1 Santos

Onças-pardas encaram câmera e são filmadas em momento raro no litoral de SP; VÍDEO

today28 de setembro de 2022 44

Fundo
share close

Imagem do animal ‘rolando’ na grama é considerada ‘inusitada’ segundo o Instituto Ecofuturo, que fez a captação no Parque das Neblinas.



Onças-pardas são flagradas em momento de 'descanso', marcação de território e vocalização

Onças-pardas são flagradas em momento de ‘descanso’, marcação de território e vocalização

Onças-pardas foram flagradas em momentos ‘inusitados’ no Parque das Neblinas, localizado em Bertioga, no litoral de São Paulo, e Mogi das Cruzes. Nas imagens, obtidas pelo g1 nesta quarta-feira (28), é possível ver os animais ‘encarando’ as câmeras e até rolando na grama, cena considerada ‘incomum’ segundo o Instituto Ecofuturo, que faz a gestão da reserva ambiental (veja o vídeo acima).

As imagens foram feitas por câmeras ‘trap’ do citado instituto, que filmam a partir de um sensor de movimento. Segundo classificação da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), a espécie é considerada “vulnerável”, ou seja, pode entrar em uma classificação de ameaçada, caso a caça ilegal, destruição do habitat e ampliação da ocupação humana não diminuam.

Captar essa cena não é comum. Realmente, essa onça estava ‘muito exibida’ no dia. Não é fácil filmar o animal em um momento tão tranquilo como aquele“, comentou Paulo Groke, diretor superintendente do Instituto Ecofuturo.

O profissional também relacionou o comportamento com a marcação de território. “O felino, às vezes, se esfrega no chão para deixar o seu cheiro, a sua marca“.

Onças-pardas são filmadas ‘encarando’ câmera e em momento ‘incomum’ no litoral de SP — Foto: Instituto Ecofuturo/Divulgação

Os ‘flagrantes’ aconteceram em momentos diferentes. Primeiro, é possível observar a ‘encarada’ do animal enquanto um outro passa ao fundo. Em seguida, uma das onças esfrega as costas e rola pela grama em frente ao aparelho.

Por fim, uma das onças ainda protagoniza a chamada “vocalização” que, segundo o superintendente, pode ser feita para chamar o sexo oposto para a reprodução ou defender o território.

“Se você tem profissionais habilitados para instalar essas câmeras nos lugares corretos, a captação de imagem não se torna algo tão difícil. Já conseguimos flagrar até animais prenhes [grávidos]. Sempre que alguma espécie se aproxima, elas tiram fotos ou começam a filmar”, complementou Paulo Groke.

Onça é flagrada em momento ‘inusitado’ no Parque das Neblinas, em SP — Foto: Instituto Ecofuturo/Divulgação

O Parque das Neblinas está localizado em Bertioga e Mogi das Cruzes (SP), com uma área de 7 mil hectares de Mata Atlântica. Por meio de nota, a assessoria de imprensa informou ao g1 que mais de 70 pesquisas já foram realizadas no local e, a partir delas, “quatro novas espécies para a ciência” foram identificadas.

O Instituto Ecofuturo, por sua vez, faz a gestão do parque e atua em parceria com a Suzano (SP). Trata-se de uma organização sem fins lucrativos fundada em 1999 e que, segundo nota à reportagem, contribui para “transformar a sociedade” por meio da conservação ambiental e promoção do conhecimento.

A onça-parda precisa de um amplo território para habitar, por isso, essa diversidade de registros é um indicativo de que a espécie encontra no parque um ambiente adequado para sua circulação e reprodução.

— Paulo Groke, diretor superintendente do Instituto Ecofuturo

Onça é flagrada ‘encarando’ câmera no litoral de SP — Foto: Instituto Ecofuturo/Divulgação

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

suspeito-de-matar-jovem-e-esfaquear-outros-tres-em-festa-no-interior-de-sp-se-apresentara-a-policia,-diz-delegado

G1 Santos

Suspeito de matar jovem e esfaquear outros três em festa no interior de SP se apresentará à polícia, diz delegado

O advogado do suspeito de ter matado Guilherme Caique, de 20 anos, e ferido outros três jovens com um canivete, em uma festa em Apiaí, no interior de São Paulo, fez contato com a polícia e se comprometeu a apresentar o cliente à delegacia. Dois dos esfaqueados estão internados em estado grave no hospital municipal. O crime aconteceu em uma chácara no bairro Campininha, na noite do último domingo (25). […]

today28 de setembro de 2022 35

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%