G1 Mundo

Onda de calor na Índia deixa 98 mortos

today19 de junho de 2023 9

Fundo
share close

Dois estados da Índia – Bihar e Uttar Pradesh – tiveram fortes ondas de calor nos últimos cinco dias, batendo uma máxima de 44°C, que deixaram 98 mortos e 450 pessoas hospitalizadas.

Em Ballia, o município mais afetado do Uttar Pradesh – localizado cerca de 970 quilômetros a sudeste de Nova Délhi –, foram registradas temperaturas superiores a 42ºC. Desde quinta-feira (15), ao menos 54 indianos morreram por desidratação ou doenças agravadas pelo calor, informou a agência de notícias Europa Press.

A maioria dos mortos tinha mais de 60 anos e apresentavam problemas de saúde preexistentes, que podem ter sido agravados pelo calor intenso, informou autoridades locais da Índia.



Os meses de abril, maio e junho são geralmente os mais quentes na maior parte da Índia, antes que as chuvas de monção tragam temperaturas mais amenas. Tanto que, no sábado, as autoridades emitiram um pedido para que as pessoas com mais de 60 ficassem em casa durante o dia.

O Departamento Meteorológico Indiano (IMD) emitiu um aviso de alerta vermelho na semana passada para calor extremo em algumas regiões do país, incluindo Uttar Pradesh e Bihar.

O boletim diário mostra uma temperatura média superior a 44°C nos distritos do Uttar Pradesh, com Shaykhpura liderando, com máxima de 45,1°C. O alerta de calor no estado deverá ser mantido até pelo menos esta segunda-feira.

Uma onda de calor é tecnicamente declarada quando as temperaturas baixas ultrapassam 45°C durante pelo menos dois dias consecutivos.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

policial-e-baleado-e-morre-dentro-da-embaixada-do-brasil-na-tunisia

G1 Mundo

Policial é baleado e morre dentro da Embaixada do Brasil na Tunísia

Segundo o g1 apurou, o policial estava dentro das dependências da Embaixada brasileira quando um homem invadiu o local e o esfaqueou. A vítima chegou a ser levada a um hospital, mas, segundo o governo tunisiano, não resistiu aos ferimentos e morreu. O autor do crime, também tunisiano, foi baleado e detido por outros policiais, segundo autoridades locais. Logo após o ataque, a Embaixada do Brasil foi isolada, e dezenas […]

today19 de junho de 2023 4

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%