G1 Mundo

ONU diz que encontrou muitas pessoas com ferimentos de balas em Gaza após tumulto durante ajuda humanitária

today2 de março de 2024 6

Fundo
share close

A afirmação foi feita na sexta-feira (1º), quando membros da organização visitaram cerca de 200 pessoas que estão em tratamento no hospital Al-Shifa. Na ocasião, a ONU distribuiu medicamentos, vacinas, combustível e atendeu os feridos no incidente da véspera.

Foi a primeira vez que um comboio da Organização chegou à região em mais de uma semana.

“Enquanto falo com vocês, este hospital está tratando mais de 200 pessoas que ficaram feridas ontem. Vimos pessoas com ferimentos de bala. Vimos amputados e vimos crianças de até 12 anos que ficaram feridas ontem”, disse o chefe do subescritório de Ocha em Gaza, Georgios Petropoulos.



“Precisamos ter uma passagem segura por toda Gaza para chegar às pessoas que precisam de ajuda humanitária”, acrescentou.

Tumulto durante distribuição de ajuda humanitária em Gaza deixa mortos e feridos

Tumulto durante distribuição de ajuda humanitária em Gaza deixa mortos e feridos

O tumulto aconteceu na quinta-feira (29) durante a distribuição de ajuda humanitária em Gaza e terminou com civis mortos e feridos.

O Exército israelense divulgou as imagens da multidão cercando um comboio com suprimentos no norte da Faixa de Gaza. O Hamas acusou Israel de ter matado mais de 100 pessoas e ameaçou abandonar as negociações para um cessar-fogo.

Um oficial militar israelense disse que houve dois incidentes distintos e que, em um primeiro momento, dezenas de palestinos teriam sido mortos ou feridos, pisoteados ou atropelados pelos caminhões.

Depois, soldados, se sentindo ameaçados, teriam disparado tiros de advertência para o ar e depois contra os que teriam se recusado a se afastar.

Imagens de corpos de pessoas que morreram na Faixa de Gaza em 29 de fevereiro de 2024 — Foto: AP

À noite, o porta-voz das Forças de Defesa de Israel afirmou que tanques que escoltavam os caminhões dispararam tiros de advertência para dispersar a multidão que tentava saquear os veículos. Depois, segundo ele, os tanques recuaram quando o cenário começou a ficar fora de controle.

“Nenhum ataque das Forças Armadas de Israel foi feito contra o comboio de ajuda humanitária. Ao contrário, o Exército estava lá coordenando uma operação humanitária para garantir a segurança e permitir que o comboio chegasse ao ponto de distribuição,” disse Daniel Hagari.

Ele afirmou, ainda, que houve operações desse tipo nas últimas quatro noites sem registro de problemas.

Já o presidente palestino, Mahmoud Abbas, que governa outro território, a Cisjordânia, criticou Israel pelo que chamou de “massacre feio”.

O chefe das Nações Unidas para os Direitos Humanos apresentou, em Genebra, um relatório sobre a situação nos territórios palestinos ocupados. Ao falar sobre a Faixa de Gaza, Volker Turk foi enfático ao dizer que todas as partes no conflito cometeram crimes de guerra.

Palestinos feridos na Faixa de Gaza em 24 de fevereiro de 2024 — Foto: Mahmoud Essa/AP

“É hora — na verdade, já passou da hora — de paz, investigação e responsabilização”, disse o Alto Comissário.

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, disse que os acontecimentos durante o tumulto exigem uma “investigação independente e eficaz”.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

iris-apfel:-quem-era-a-estilista-e-‘icone-da-moda’-americana-morta-aos-102-anos

G1 Mundo

Iris Apfel: quem era a estilista e ‘ícone da moda’ americana morta aos 102 anos

Apfel atingiu o auge de sua fama nas décadas de 1980 e 90, mas era presença constante nos desfiles de moda de Paris por mais de meio século. Ela também atendeu a uma série de clientes celebridades, incluindo Greta Garbo e Estée Lauder. O designer americano Tommy Hilfiger foi um dos que prestou homenagem, elogiando Apfel como uma "inovadora e líder" no mundo têxtil e da moda, que "ficará na […]

today2 de março de 2024 2

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%