Prefeitura de Guarujá

Operação de Fiscalização retira 38 equipamentos de som da faixa de areia

today18 de janeiro de 2024 5

Fundo
share close

Em uma semana, equipe composta de guardas municipais, fiscais e policiais militares em Atividade Delegada também realizou 10 apreensões de equipamentos

A primeira semana de apreensão de equipamentos de som na faixa de areia das praias de Guarujá demonstra a efetividade da ação coordenada pela Secretaria Municipal de Defesa e Convivência Social (Sedecon). O balanço no período de 8 a 16 de janeiro registrou 484 orientações sobre a proibição do som, 38 aparelhos retirados das praias e 10 apreensões realizadas pelas equipes de fiscalização. Mas, principalmente, tem sido observado pelas equipes nas ruas o respeito à regra e a conscientização da população.

Todos os dias, 80 guardas civis municipais, policiais militares em Atividade Delegada (quando, em dias de folga, os agentes voluntários atuam com a hora paga pelo Município) e fiscais integram a Operação Especial de Verão de Fiscalização 2024. As equipes percorrem as seis principais praias de Guarujá distribuindo material informativo e fiscalizando o cumprimento do Código Municipal de Posturas, que prevê as regras de praia.

Para a titular da Sedecon, a lei é bastante clara e será cumprida com rigor a fim de garantir que a praia seja contemplada por todos. “A orientação é que os equipamentos de som não devem estar na faixa de areia, mesmo que desligados. Por esse motivo, alertamos que aparelhos de pequeno porte não podem inclusive estar à vista. Já no caso dos equipamentos maiores, eles devem ser levados embora da praia. No caso de reincidência ou não cumprimento, haverá a apreensão”, explica, ressaltando que a operação seguirá até o Carnaval.

A professora de dança Lucimayre Elizandra da Costa Araújo Dias, de 47 anos, garante que voltará a usufruir da praia com a família após a efetividade da nova medida. “Tenho um filho autista severo e, para ele, o som na praia é uma agressão. Pode ser algo muito simples para muitas pessoas, mas não podemos frequentar a praia nesta época, pois ele é muito sensível e fica bastante agitado e incomodado. É uma conquista muito grande não só para ele, mas para todos”, diz a moradora de Vicente de Carvalho.



Denúncias

Durante os trabalhos, que seguem das 10 às 17 horas, as equipes também contam com reforço em terra, caso seja necessário. A Central 153, telefone da GCM para queixas e denúncias, recebia, nos primeiros dias da nova medida, em média, 20 chamados por hora relacionados às denúncias de som, sendo o horário de pico das 13 às 14 horas.

Confira o que não é permitido nas praias de Guarujá:

  • Animais

Proibido o acesso na faixa de areia

  • Caixas de som

Proibido equipamento de som de qualquer tipo, inclusive desligado

  • Tendas

Proibida a instalação de tendas, barracas ou similares

  • Churrasco

Proibido churrasqueiras e similares

  • Bicicletas

Proibido o estacionamento e o trânsito na faixa de areia




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Geilton Junior

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

guaruja-realiza-1o-seminario-trans-formar-em-comemoracao-ao-dia-da-visibilidade-trans

Prefeitura de Guarujá

Guarujá realiza 1º Seminário Trans-formar em comemoração ao Dia da Visibilidade Trans

Evento acontecerá no dia 28 de janeiro, no Teatro Procópio Ferreira, com desfiles, brechó e roda de conversa Em alusão ao Dia da Visibilidade Trans, Guarujá promoverá o 1º Seminário Trans-Formar, no Teatro Procópio Ferreira, no dia 28 de janeiro, às 16 horas. A ação tem o objetivo de dar voz à comunidade LGBTQIAP+, com a roda de conversa sobre moradia, saúde mental, sexual e reprodutiva, educação inclusiva, entre outros. A […]

today18 de janeiro de 2024 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%