G1 Mundo

Oposição venezuelana recorre a pôster para apresentar aos eleitores candidato desconhecido que desafiará Maduro

today18 de maio de 2024 4

Fundo
share close

Abraçada a um pôster do candidato num dos comícios no estado de Trujillo, no noroeste do país, María Corina aponta para o rosto dele e pergunta: “Em 28 de julho todo mundo vai votar em…?”. A multidão responde em coro, respeitando a rima: “Edmundo!”

Assim, por meio da principal adversária política de Nicolás Maduro, Edmundo González é apresentado aos eleitores nas localidades mais afastadas dos centros urbanos. A apenas dez semanas das eleições, o candidato da coalizão opositora só iniciará as viagens pelo país neste sábado (18), começando pelo estado de Aragua, mais precisamente por La Victoria, sua cidade natal.

Até ser escolhido de última hora para concorrer às eleições, ele nunca havia ocupado um cargo eletivo e sequer fazia planos para entrar na política. Na cédula eleitoral apresentada pelo CNE, González Urrutia está em desvantagem.



Embora María Corina Machado tenha vencido as primárias organizadas pela oposição em 2023 para escolher o candidato que disputará a presidência da Venezuela, não poderá participar das eleições. — Foto: Gaby Oráa/Reuters

O grande desafio do candidato é atrair para si a popularidade e os votos da líder da oposição, escolhida nas primárias de outubro passado. Uma pesquisa recente do Instituto Datincorp deu fôlego à coalizão de partidos que desafiam o regime. Indicou que numa disputa polarizada entre González Urrutia e Maduro, o opositor tem 62% das intenções de votos contra 20% do presidente.

Por enquanto, María Corina e González Urrutia trabalham em dupla. Juntos, apareceram, por exemplo, num vídeo para lançar o projeto dos chamados comanditos, grupos compostos por dez pessoas para fiscalizar as eleições.

“Todos devemos saber a importância que os comandantes têm neste processo eleitoral de 2024. Então, que cada um de nós se organize, para ativar a organização dos nossos comandantes para mudar a Venezuela”, pede o candidato.

Pode-se dizer que a campanha da oposição, assim como a reação do regime, tem sido ditada basicamente pela atuação de María Corina Machado. Caberá a ela, ainda que abraçada ao pôster de Edmundo González Urrutia, a responsabilidade de energizar a sua campanha e transferir seus votos para ele.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

obras-podem-afetar-o-fornecimento-de-agua-em-bairros-de-sao-vicente;-veja-a-programacao

G1 Santos

Obras podem afetar o fornecimento de água em bairros de São Vicente; veja a programação

A Sabesp programou obras de melhoria e reforço do sistema de abastecimento de água em São Vicente, no litoral de São Paulo, a partir deste sábado (18). Por conta disso, os moradores podem sentir o impacto no fornecimento de água em alguns bairros da região insular de São Vicente. Segundo a Sabesp, neste sábado (18), da meia-noite às 6h, uma equipe trabalhou na esquina da Rua Anita Costa com a […]

today18 de maio de 2024 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%