G1 Santos

Pais com deficiência auditiva levam intérprete para o nascimento do filho em SP: ‘sem essa ajuda seria difícil’

today15 de julho de 2022 12

Fundo
share close

Casal estava preocupado em não compreender as orientações dos médicos e atendentes.

Casal de deficientes auditivos foi acompanhado por intérprete de Libras no parto do filho — Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos



Um casal com deficiência auditiva foi acompanhado por uma intérprete de Libras durante o parto do filho em Santos, no litoral de São Paulo. De acordo com a prefeitura, a funcionária pública esteve com a família desde as consultas de pré-natal.

A criança, que recebeu o nome de Miguel, nasceu no Hospital e Maternidade Doutor Silvério Fontes, no bairro Castelo, por volta das 8h20 da última quarta-feira (6). Ainda segundo a prefeitura, a presença da profissional não estava programada para o dia do parto, mas foi aceita após o pedido da gestante.

Tudo começou quando os pais solicitaram o serviço à prefeitura, que o oferece gratuitamente a partir da Central de Libras. O casal, de acordo com o município, tinha a preocupação em não compreender as orientações dos médicos e atendentes. O laço entre os três se fortaleceu com o contato.

Ainda segundo a prefeitura, no dia do parto, a mãe da criança, Shirley França de Souza, de 36 anos, perguntou à intérprete se ela também poderia acompanhá-la neste momento. A profissional, Roseane Cristina Rosa, aceitou na hora.

“Se eu não tivesse essa ajuda, seria muito difícil. As pessoas da minha família, que às vezes me acompanham, também não sabem Libras, então poderiam me passar alguma informação errada. Foi importante ter alguém que compreendesse as duas línguas junto comigo”, explicou Shirley.

Casal solicitou intérprete de Libras para a Prefeitura de Santos (SP) — Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos

A mulher, que já tinha uma filha, também comparou os processos de gestação. Na primeira vez, ela não teve o acompanhamento de uma profissional da área. “Da outra vez foi tudo escrito. Consegui entender, mas sempre tinha aquele medo de ocorrer alguma falha. Com a intérprete aqui foi um alívio”.

Roseane ressaltou o sentimento por ter acompanhado a família. “Estava no momento do ultrassom e ouvi os batimentos do coraçãozinho do bebê por eles. Eles conseguiam ver que os batimentos estavam fortes pelo monitor, mas fui eu quem ouviu o som. Foi um momento muito especial”, finaliza.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

filhotes-de-sarue-andam-‘agarradinhos’-na-mae-em-passeio-pelo-litoral-de-sp;-video

G1 Santos

Filhotes de saruê andam ‘agarradinhos’ na mãe em passeio pelo litoral de SP; VÍDEO

Animais foram vistos no quintal de uma casa em Cananéia (SP). Filhotes de saruês andam 'agarradinhos' na mãe durante passeio no litoral de SP Filhotes de saruê [gambá] foram flagrados agarrados no corpo da mãe durante um passeio no quintal de uma casa, no bairro Morro São João, em Cananéia, no litoral de São Paulo. (Veja o vídeo acima) Denise Pontes, de 54 anos, conta que, além de saruês, outros […]

today14 de julho de 2022 182

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%