Escolas precisam ter as informações precisas dos estudantes para que, em caso de mudança de estado, por exemplo, ele possa ser reconhecido em todo território nacional
Todo aluno precisa ter seus dados atualizados nas escolas. Por isso, pais e responsáveis devem manter em dia número de telefone, endereço, entre outras informações cadastrais dos estudantes. Os dados são fundamentais para a correta localização dos alunos em casos de emergência, bem como acompanhamento dos estudos e destino de suas matrículas em outras unidades quando for o caso.
E para lembrar as escolas da importância da atualização desses dados, a Secretaria de Educação (Seduc) orienta os gestores das unidades sobre como proceder para que os pais atualizem estes dados. Por exemplo, um aluno que hoje esteja no 9º ano e não entregue o número do CPF até o final do ano, ficará sem o reconhecimento do número que concluinte que é solicitado por muitas empresas no mercado de trabalho ou mesmo para continuidade dos estudos em nível superior. Outro exemplo, é que se o aluno for mudar de ciclo (fundamental I, fundamental II ou Ensino Médio), indo para outra escola pública, caso seu endereço esteja errado, ele será matriculado em uma escola distante de sua residência.
É com base nesse cadastro atualizado que as escolas conseguem regularizar a vida escolar do aluno no sistema de matrículas do Governo do Estado, que é a Secretaria Escolar Digital (SED). Desta forma, cabe às escolas atualizar informações sobre a matrícula, escolaridade, responsáveis, série, endereço, telefone, e-mail, entre outros fatores.
O procedimento de atualização, seja por parte dos pais, responsáveis e, posterior pelas escolas, se faz extremamente necessário na SED, pois nos próximos meses o Estado liberará o Programa de Matrículas antecipada para o ano letivo de 2024.
As 124 unidades escolares da Cidade supervisionadas pela Seduc, incluindo escolas particulares de Educação Infantil, devem atualizar os dados cadastrais dos alunos para que estes não sejam prejudicados pela matrícula automática em 2024.
Pais ou responsáveis, caso tenham pendências de atualização de documentos dos alunos, devem procurar a escola para regularizar a situação, o mais rápido possível. A rede pública estadual também está fazendo esse mesmo trabalho em suas unidades.
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