Rádio 97 WEB O melhor da música Cristã
Podcast Tenho Fé No Amanhã Ministro Fábio Paschoal
O rosto de Noura está estampado desde 2022 num mural em frente ao Museu do Imigrante, na Zona Leste. A obra é do artista Kobra, que pintou mais sete rostos de estrangeiros no mesmo local.
Noura e Kobra conversaram com o g1. Ela enviou vídeos, fotos e áudios para comentar o assunto (veja acima).
Noura Bader ao lado de Kobra na frente do mural com o rosto dela em frente à fachada do Museu da Imigração, na Zona Leste de São Paulo. A foto foi tirada em 2022 — Foto: Divulgação/Embaixada brasileira na Cisjordânia
O olhar assustado de Noura ao filmar, nesta sexta, o marido e três filhos aflitos na Rosary Sister School, uma escola católica no Norte de Gaza onde estão acolhidos, contrasta com o semblante tranquilo e o sorriso leve dela que aparecem na pintura feita pelo muralista brasileiro no ano passado.
Mulher palestina e família estão abrigados em Gaza; ela teve rosto pintado por Kobra
O mural, chamado de “Janelas Abertas para o Mundo”, tem 120 metros de extensão, sendo quase 6 metros de altura.
Grupo de brasileiros é abrigado em escola na Faixa de Gaza
Quando ele foi pintado por Kobra, Noura estava morando com a família em São Paulo na condição de refugiados. Ela, o marido, Monir Bader, de 38 anos, e os dois filhos mais velhos, um menino, Bader Monir Bader, de 11 anos, e uma menina, Rose Monir Bader, de 9, nasceram na Palestina. O garoto mais novo, Mohamed Monir Bader, de 4, nasceu no Brasil. Mas todos os cinco têm passaporte brasileiro.
Depois disso, eles saíram de São Paulo e foram juntos, em janeiro deste ano, ao Egito, onde o marido ficou pouco tempo. Em seguida, em fevereiro, decidiram ir à Faixa de Gaza. Até a guerra acontecer, ele trabalhava como motorista, e ela estava com dificuldades de conseguir emprego. Agora, o desejo de todos eles é somente conseguir sair de Gaza.
Grupo de palestinos e brasileiros estão abrigados em escola em Gaza — Foto: Divulgação/Embaixada do Brasil na Cisjordânia
“Não sei, só [queremos] ficar fora de Gaza. Podemos ir ao Egito ou voltar ao Brasil. Não sei ainda”, falou Nora sobre qual o destino que pretende ir com a sua família depois que conseguirem deixar Gaza.
A Faixa de Gaza passou a ser atacada por israelenses depois que o grupo terrorista do Hamas invadiu Israel no último sábado (7), quando matou e sequestrou pessoas.
Noura, os três filhos e o marido estão abrigados em escola em Gaza; ela gravou vídeo para mostra a situação da família — Foto: Divulgação/Arquivo pessoal
Até a última atualização desta reportagem, Noura e família, além de outros palestinos e brasileiros, aguardavam a chegada de um ônibus para saírem da escola. Os veículos eram esperados para esta sexta, mas atrasaram por causa das bombas que atingiram a região. A expectativa é a de que os veículos retornem neste sábado (14) para levar o grupo abrigado na escola para o sul de Gaza.
“Sim. Vamos deixar a escola agora, mas ainda não chegaram os ônibus”, disse Noura. “Estamos na escola aqui muito bem porque tem segurança, mas precisamos sair porque agora é perigoso.”
Bader Monir Bader, de 11 anos, e uma menina, Rose Monir Bader, de 9, nasceram na Palestina. O garoto mais novo, Mohamed Monir Bader, de 4, nasceu no Brasil. — Foto: Divulgação/Arquivo pessoal
No Brasil, Kobra recebeu com apreensão a notícia de que Noura, a mulher que serviu de modelo para sua obra em São Paulo, está abrigada com a família numa escola em Gaza para tentar se proteger da guerra.
“Fiquei bastante sentido com a história. Parece que eles tinham ido para Gaza visitar familiares”, disse o artista. “Eu fiquei bem triste. Como artista e ser humano estou muito tocado, chocado e comovido. Tenho filho também. Não tem como não ficarmos com o coração apertado, triste com toda essa situação.“
São Paulo ganha um mural de Eduardo Kobra que homenageia refugiados no Brasil
“Simbolicamente, o muro é um impedimento, aquilo que não precisamos no mundo. É o que separa, o que demarca as diferenças e o que impede o ir e vir. Por isso, escolhi mostrar os personagens nas janelas abertas, olhando para fora, para as pessoas que passam, muitas vezes indiferentes”, havia dito ele em 2022 sobre o mural.
Noura e o filho caçula em foto tirada pela IKMR no Brasil — Foto: Divulgação/IKMR
“Noura era atendida por nossa organização humanitária no período em que esteve no Brasil. Em janeiro, ela foi para o Egito. O marido havia conseguido um emprego em uma fábrica de roupas. Há alguns meses, foram para a Faixa de Gaza visitar os familiares“, falou Vivianne Reis, fundadora e presidente da I Know My Rights (IKMR) no Brasil. “Hoje [sexta] pela manhã a casa da família dela foi bombardeada.”
Foi a IKMR que colocou Kobra em contato com Noura e alguns dos outros estrangeiros retratados no mural.
Palestina Noura Bader com filho mais novo em encontro quando morava em São Paulo — Foto: Divulgação/IKMR
Colaboraram: André Cesar e Thaíza Pauluze, da TV Globo e da GloboNews
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
“Estamos atacando os nossos inimigos com uma força sem precedentes”, disse Netanyahu numa breve declaração transmitida pela televisão após o início do sábado judaico. "Enfatizo que este é apenas o começo." O premiê de Israel fez uma breve declaração transmitida pela televisão após o início do sábado judaico. Veja vídeo acima. Também nesta sexta, às 18h de Brasília, terminou o prazo de 24 horas dado por Israel para que os […]
00:00 - 07:25
Diego Soares
07:00 - 07:30
08:05 - 09:50
Publicar comentários (0)