G1 Santos

Palmito pupunha grelhado com pesto de taioba formam dupla caiçara deliciosa; aprenda

today3 de fevereiro de 2023 11

Fundo
share close

O Culinária #013 está na Temporada de Verão, com receitas leves, refrescantes e lindos cenários da Baixada Santista.

Em entrevista ao g1, o chef de cozinha Tadeu Reis, do restaurante O Farol, em Guarujá, no litoral de São Paulo, explicou que o palmito pupunha é um dos ingredientes principais da receita. Para deixá-la mais prática, o chef recomenda utilizar o palmito em conserva em tolete, que não está cortado em rodelas, e poderá ser grelhado.

Já a taioba é uma hortaliça grande, de cultivo fácil e que pode ser encontrada facilmente nos mercados. O sabor das folhas é semelhante ao do espinafre. Na hora da compra, é preciso atenção. A taioba-brava não é indicada para o consumo pois possui substâncias tóxicas. Por isso, recomenda-se apenas o consumo da taioba-mansa.



“A planta tem um verde bem vivo, as fibras são bem vivas e presentes. Ela é verde por inteira. Já a que não é comestível, […] ela já é mais arroxeada, puxada para o roxo. E, não é um verde vivo, é mais escuro. Essa não consome”, explica o chef.

Palmito grelhado com pesto de taioba feito pelo chef de cozinha Tadeu Reis — Foto: Mariane Rossi/g1

O primeiro passo da receita é lavar as folhas de taioba. Em seguida, preparar o palmito, cortando-o ao meio e levando-o para a grelha ou para uma frigideira com azeite.

A segunda etapa da receita compreende o preparo do pesto, feito com a taioba. As folhas devem ser cortadas em tiras, retirando a seiva da planta. Depois, as folhas são levadas para o liquidificador junto com o azeite e as nozes. Se desejar um molho mais líquido, bata por mais tempo.

Após misturar bem os ingredientes, é hora de adicionar o queijo ralado e o sal, se nessário. Na hora de servir, basta dispor os palmitos grelhados e cobrir com o pesto de taioba (veja a receita completa em vídeo, no início da reportagem, ou em texto abaixo).

Chef de cozinha Tadeu Reis em entrevista a jornalista Mariane Rossi, do g1 — Foto: Danilo Santos

  • Palmito pupunha
  • 3 folhas médias de taioba sem os talos
  • 150 a 200 ml de azeite
  • 50 gramas de queijo parmesão ralado
  • 100 gramas de nozes
  • Sal e pimenta do reino a gosto
  1. Lave e corte as folhas da taioba em tiras, retirando a seiva da planta.
  2. No liquidificador, bata a taioba com o azeite até formar uma pastinha
  3. Em seguida, transfira o conteúdo do liquidificador para um pote. Acrescente o queijo ralado e as nozes trituradas na faca previamente. Reserve.
  4. Corte os palmitos em conserva ao meio, em duas bandas
  5. Em uma frigideira com teflon, coloque um fio de azeite e grelhe a parte interna e externa do palmito. Quando ficar bem douradinho, retire da panela.
  6. Coloque o pesto de taioba em cima do palmito e sirva.

Palmito grelhado com pesto de taioba feito pelo chef de cozinha Tadeu Reis — Foto: Mariane Rossi/g1

Palmito grelhado com pesto de taioba feito pelo chef de cozinha Tadeu Reis — Foto: Mariane Rossi/g1




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

entenda-o-que-e-o-‘estupro-marital’-que-fez-marido-ser-preso-apos-ser-gravado-violentando-esposa-dopada-em-sp

G1 Santos

Entenda o que é o ‘estupro marital’ que fez marido ser preso após ser gravado violentando esposa dopada em SP

Ambos os profissionais afirmaram que, independentemente do matrimônio, qualquer relação sexual que não tenha o consentimento de uma das partes é caracterizada como estupro. O crime, inclusive, tem pena prevista de seis a 10 anos de prisão. Quando o crime é cometido dentro de uma relação conjugal o estupro é chamado de 'marital'. "O estupro dentro do casamento se caracteriza da mesma forma que todos os outros tipos. É o […]

today3 de fevereiro de 2023 58

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%