G1 Mundo

Papa Francisco chama estudos de gênero de ‘ideologia horrível’ que ameaça a humanidade

today1 de março de 2024 7

Fundo
share close

O pontífice chamou a teoria de uma “ideologia horrível” que ameaça a humanidade.

Em um discurso aos participantes de uma conferência no Vaticano sobre o papel de homens e mulheres de acordo com os ensinamentos cristãos, Francisco disse que a “ideologia de gênero” é uma ameaça porque visa apagar a diferença entre os sexos.

“Eu pedi para que estudos sejam conduzidos sobre essa ideologia horrível dos nossos tempos, que cancela as diferenças”, disse o papa. “Cancelar as diferenças significa cancelar a humanidade. Homem e mulher, porém, vivem uma tensão fecunda.”



Expressão não reconhecida

Para esses estudiosos, ser um homem ou uma mulher não depende apenas da genitália ou dos cromossomos, mas de padrões culturais e comportamentais. Tais padrões, segundo os teóricos da área, são adquiridos na vida em sociedade. Já grupos de conservadores acreditam que as conclusões desses estudos sobre o gênero não obtiveram validação das ciências exatas e biológicas.

Em 2016, ele havia denunciado uma “doutrinação dissimulada” dos livros escolares franceses, influenciados por essa teoria, o que provocou uma onda de críticas na França.

Em 2019, o Vaticano publicou um texto destinado a ajudar os professores das escolas católicas a contestar a “ideologia” de gênero, que “nega a diferença natural entre um homem e uma mulher”.

No início de 2020, em uma entrevista, Francisco declarou também que estudos de gênero “querem minar a Humanidade em todos os campos e em todas as variações educacionais possíveis” e que “propõem implicitamente a destruição na raiz do projeto de criação de Deus”.

Segundo o papa, suas observações não se referem aos homossexuais: “Minha referência é mais ampla e diz respeito a uma raiz cultural perigosa”.

O pontífice de 87 anos disse que ainda está se recuperando de um resfriado que lhe acometeu recentemente, e pediu para que um auxiliar lesse o seu discurso –mas que antes gostaria de “reforçar” sua percepção sobre os estudos de gênero.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

enquanto-lula-encontra-maduro,-regime-venezuelano-apresenta-proposta-para-realizar-eleicoes-em-seus-proprios-termos

G1 Mundo

Enquanto Lula encontra Maduro, regime venezuelano apresenta proposta para realizar eleições em seus próprios termos

Aprovado pela Assembleia Nacional, de maioria governista, o novo acordo enterra o que foi firmado em outubro passado em Barbados pelo regime e opositores e sugere nada menos do que 27 prováveis datas para a realização das eleições presidenciais. Maduro sustenta que o documento é mais abrangente e substitui os assinados anteriormente com a oposição. Dessa forma, o acordo apresentado pelo regime revela-se como mais uma artimanha para tirar a […]

today1 de março de 2024 12

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%