G1 Mundo

Papa Francisco condena queima do Alcorão em entrevista a jornal dos Emirados Árabes Unidos

today3 de julho de 2023 6

Fundo
share close

Na semana passada, um iraquiano, que mora na Suécia, colocou fatias de bacon entre páginas do Alcorão e queimou o livro em frente a uma mesquita.


Papa Francisco — Foto: Vatican Media/via Reuters



O papa Francisco disse que a queima do livro sagrado muçulmano, o Alcorão, o deixou com raiva e indignação e que ele condenava e rejeitava permitir o ato como uma forma de liberdade de expressão.

“Qualquer livro considerado sagrado deve ser respeitado para respeitar aqueles que nele acreditam”, disse o papa em entrevista ao jornal Al Ittihad, dos Emirados Árabes Unidos, publicada nesta segunda-feira (3). “Sinto raiva e repulsa dessas ações.”

“A liberdade de expressão nunca deve ser usada como um meio para desprezar os outros e permitir deve ser rejeitado e condenado.”

Um homem rasgou e queimou um Alcorão na capital da Suécia, Estocolmo, na semana passada, resultando em forte condenação de vários Estados, incluindo a Turquia, cujo apoio a Suécia precisa para entrar na aliança militar da Otan.

Salwan Momika protesta do lado de fora de uma mesquita em Estocolmo, em 28 de junho de 2023 — Foto: Jonathan Nackstrand/AFP

Embora a polícia sueca tenha rejeitado vários pedidos recentes de manifestações contra o Alcorão, os tribunais anularam essas decisões, alegando que elas infringiam a liberdade de expressão.

No domingo, um grupo islâmico de 57 Estados disse que medidas coletivas são necessárias para evitar atos de profanação do Alcorão e que a lei internacional deve ser usada para impedir o ódio religioso.

Protestos contra queima do Alcorão deixam 40 feridos na Suécia

Protestos contra queima do Alcorão deixam 40 feridos na Suécia

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

shows-do-aniversario-de-guaruja-reunem-mais-de-35-mil-pessoas

Prefeitura de Guarujá

Shows do aniversário de Guarujá reúnem mais de 35 mil pessoas

Tiee, Casa Worship e Yasmin Santos foram algumas das atrações que animaram o público durante três dias de festa; Artistas locais como Alex Matos, Cristian Lano e Marcelo Gonçalves também integraram a programação Celebração, alegria e muita música boa. Guarujá foi palco de shows grandiosos em comemoração ao aniversário de 89 anos de emancipação político-administrativa da Cidade, comemorado em 30 de junho. Ao todo, mais de 35 mil pessoas aproveitaram […]

today3 de julho de 2023 11

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%