G1 Mundo

Papa Francisco faz rápida visita ao santuário de Fátima durante a JMJ

today5 de agosto de 2023 11

Fundo
share close

O papa Francisco visitou o santuário de Fátima neste sábado (5), onde foi recebido por quase 200 mil fiéis. O local, que fica na região central de Portugal, foi o último destino do pontífice antes de ir a Lisboa, para uma vigília que acontece antes da missa final da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

Jorge Bergoglio, de 86 anos, chegou ao local por um helicóptero da Força Aérea portuguesa e usou o papamóvel para percorrer a esplanada ao redor da capela. Segundo a tradição católica, é neste local que a Virgem Maria apareceu para três crianças em 1917.

Sorridente, o pontífice interrompeu sua comitiva em vários momentos para abençoar os bebês e crianças que eram levados até ele pelos fiéis. Também acenou para milhares de pessoas que o aguardaram atrás das barreiras de segurança, antes da oração do Rosário com jovens enfermos, pessoas com deficiências e detentos.



“A Igreja não tem portas para que todos possam entrar”, afirmou o pontífice argentino durante um breve discurso pronunciado em espanhol, como quase todos desde que chegou a Portugal, na quarta-feira.

“Esta é a casa materna, e uma mãe sempre tem o coração aberto para todos os seus filhos. Todos, todos, todos, sem exceção”, insistiu, entre aplausos, reiterando uma mensagem que já havia divulgado em outros momentos da JMJ.

O papa improvisou quase todo o discurso. Francisco – que atualmente se desloca em uma cadeira de rodas ou com o auxílio de uma bengala devido ao estado de saúde cada vez mais frágil – já havia modificado o roteiro de um de seus discursos na sexta-feira, após explicar que não estava conseguindo ler bem.

Apesar da presença de quase 200 mil fiéis, o local não estava lotado por completo, segundo autoridades locais, porque a região foi atingida pela fumaça e pelas cinzas de um incêndio florestal a 100 quilômetros de Fátima.

Na cidade, que fica 130 quilômetros ao norte de Lisboa, a Virgem Maria teria feito seis aparições para três pequenos pastores, nas quais teria anunciado três segredos, incluindo uma visão considerada profética do atentado cometido contra o papa João Paulo II mais de 60 anos depois.

Depois de passar quase duas horas em Fátima, que está entre os santuários marianos mais visitados do mundo, o papa retornou de helicóptero a Lisboa.

Esta não foi a primeira visita de Francisco ao famoso santuário: ele compareceu ao local em 13 de maio de 2017 para a cerimônia de canonização de dois dos três pastores, um evento que registrou a presença de quase 500 mil peregrinos.

Francisco está desde quarta-feira em Portugal, com uma agenda intensa dentro da JMJ de Lisboa, marcada por vários atos festivos, culturais e espirituais com a participação de milhares de jovens católicos de todo o mundo.

Desde o início da viagem, a mais longa de um pontífice ao país, o papa argentino abordou questões como a ecologia, a guerra na Ucrânia ou as dores das vítimas de abusos sexuais contra menores de idade por parte de integrantes da Igreja.

Uma grande maré de peregrinos inundou as ruas de Lisboa durante a semana: um parque do centro da capital portuguesa chegou a reunir 800 mil pessoas na sexta-feira, segundo as autoridades. O número pode alcançar um milhão durante a vigília que acontecerá no sábado à noite em uma grande área preparada para o evento no terreno de um antigo aterro sanitário.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

streamer-kai-cenat-e-detido-pela-policia-de-nova-york-apos-tumulto-em-praca-da-cidade

G1 Mundo

Streamer Kai Cenat é detido pela polícia de Nova York após tumulto em praça da cidade

Segundo o Departamento de Polícia de Nova York, ele será acusado de ao menos dois crimes, um por reunir ilegalmente um grupo de pessoas para gerar distúrbio (em inglês, unlawful assembly) e outro por incitar um motim (em inglês, inciting a riot). O streamer havia anunciado, em sua conta no Instagram, que faria um "enorme sorteio" de itens como videogames, computadores e cartões de presente. Na noite de sexta, as […]

today5 de agosto de 2023 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%