G1 Mundo

Papa Francisco lembra de conflito em Gaza em missa de celebração do Natal: ‘Nosso coração está em Belém’

today25 de dezembro de 2023 8

Fundo
share close

“E, nesta noite, o nosso coração está em Belém, onde o Príncipe da Paz ainda é rejeitado pela lógica perdedora da guerra, com o estrondo das armas que ainda hoje O impede de encontrar alojamento no mundo”, expressou o pontífice argentino durante a missa na Basílica de São Pedro, no Vaticano.

Papa Francisco celebra missa de véspera de Natal na Basílica de São Pedro, no Vaticano, 24 de dezembro de 2023. — Foto: REUTERS/Remo Casilli



“[Jesus] não subverte do alto as injustiças com a força, mas de baixo com o amor; não irrompe com um poder sem limites, mas desce até aos nossos limites”, declarou o papa.

Aproximadamente 6.500 fiéis participaram da missa, segundo o Vaticano, e centenas de outros a acompanharam por meio de telas gigantes instaladas do lado de fora, na Praça de São Pedro.

Francisco não mencionou explicitamente Israel nem Gaza na Missa do Galo, mas, mais cedo, durante seu tradicional pronunciamento de domingo, o pontífice tinha mencionado o conflito.

“Estamos próximos dos nossos irmãos e irmãs que sofrem com a guerra. Pensemos na Palestina, em Israel, na Ucrânia. Pensemos também naqueles que sofrem com a miséria, a fome, a escravidão”, disse Francisco. “Que o Deus que tomou para si um coração humano infunda a humanidade nos corações dos homens.”

Os cristãos palestinos decidiram cancelar a maioria das festividades de Natal este ano em Belém, onde nem a tradicional grande árvore de Natal nem o presépio em tamanho natural foram instalados.

O Papa Francisco também mencionou o contexto em que nasceu Jesus, segundo o Cristianismo. Ele lembrou que Cristo nasceu durante um censo destinado a reforçar o poder do Rei David, e alertou contra “a busca pelo poder e poder mundano, fama e glória, que mede tudo em termos de sucesso, resultados, números e números, um mundo obcecado pela realização”.

Jesus, no entanto, chegou ao mundo humildemente, assumindo carne humana, afirmou o pontífice.

“Aqui, não vemos um deus de ira e castigo, mas o Deus de misericórdia, que se encarna e entra no mundo em fraqueza”, disse o papa.

Uma divindade pagã está ligada ao “poder, ao sucesso mundano e à idolatria do consumismo”, disse o papa. “Deus, por outro lado, não acena com nenhuma necessidade mágica; Ele não é um deus do comércio que promete tudo de uma vez. Ele não nos salva apertando um botão, mas aproxima-se de nós para mudar o nosso mundo a partir de dentro.”

Francisco também falou sobre o que busca Deus e disse pediu para que os fiéis que passam por momentos de dificuldades lembrou dos sacrifícios de Jesus pela humanidade.

“Esta noite, o amor muda a história. Faz-nos acreditar, Senhor, no poder do teu amor, tão diferente do poder do mundo. Faz com que nós, como Maria, José, os pastores e os Reis Magos, nos reunamos ao teu redor e te adoremos”, disse o pontífice. “Redescubramos a adoração, porque adorar não é perder tempo, mas deixar que Deus habite o nosso tempo.”




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

santos-monta-esquema-de-seguranca-para-reveillon-na-orla-da-praia;-saiba-como-sera

G1 Santos

Santos monta esquema de segurança para Réveillon na orla da praia; saiba como será

A Prefeitura de Santos, no litoral de São Paulo, informou que 220 guardas civis municipais (GCM's) vão atuar no esquema de segurança montado para garantir a tranquilidade de turistas e moradores durante o Réveillon na orla da praia. O contingente será distribuído da seguinte forma, conforme o anúncio: 146 guardas em patrulhas a pé, 50 em viaturas, 12 na Rotam [com motos], nove em comando e coordenação, e três em […]

today24 de dezembro de 2023 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%