G1 Santos

Papai Noel com ‘ossos de vidro’ e em cadeira de rodas emociona em centro de reabilitação a pessoas com deficiências

today25 de dezembro de 2022 26

Fundo
share close

Um Papai Noel em uma cadeiras de rodas fez a alegria de centenas de pacientes em um centro de reabilitação para pessoas com deficiência em Santos, no litoral de São Paulo. Daniel Araújo Souza, de 39 anos, tem osteogênese imperfeita, doença que é conhecida como ‘ossos de vidro’. Há sete anos, ele trabalha na recepção da unidade, mas, pela primeira vez, foi convidado a ser o bom velhinho na ação de Natal. Ao g1, ele disse que a oportunidade foi ‘surreal’.

O recepcionista da Rede de Lucy Montoro de Santos aceitou o pedido da direção da unidade e realizou um sonho. “Imaginava poder participar [da programação] como Papai Noel e isso aconteceu. Essa representatidade é de extrema importância para quem participa e para quem assiste”, disse.

Daniel acrescentou que representar o Papai Noel em uma cadeira de rodas foi muito especial, pois, além de gostar do bom velhinho, se interessa por fabulas. “Eu vi o Papai Noel a minha vida inteira e sempre imaginei um dia poder vê-lo em uma cadeira de rodas. Pensei se seria algo engraçado, cômico ou trágico, mas foi especial, ainda mais porque eu tive a oportunidade de me caracterizar”.



Daniel Araújo Souza, de 39 anos, possui osteogêneses imperfeita e trabalha há sete anos em unidade de saúde em Santos — Foto: Arquivo pessoal

Segundo o recepcionista, a princípio as crianças ficaram assustadas ao ver que o Papai Noel não podia levantar, mas logo se emocionaram ao perceber que a cadeira dele era semelhante a delas.

“Parece uma coisa simples, mas não é. É algo que vai ficar marcado para a vida toda. Foi muito especial mesmo, foi algo surreal para mim e acredito que para eles [os pacientes] também. meu sentimento foi o melhor possível”, ressaltou.

Daniel Araújo Souza possui ossos de vidro e se caracterizou de Papai Noel em ação de Natal em centro de reabilitação em Santos — Foto: Paulo DemezioArquivo pessoal

De acordo com o diretor médico da Rede Lucy Montoro de Santos, Celso Vilella, dos seis anos em que a ação é realizada, em dois deles foi feita com um Papai Noel com deficiência.

O diretor explicou que o personagem passa pelos corredores da unidade entregando presentes e tirando fotos com os cerca de 50 pacientes e 40 colaboradores.

No dia da ação também há uma apresentação de coral dos pacientes, que ainda fizeram cartões de Natal para entregar aos profissionais. “Emocionante e gratificante”, pontuou Vilella.

Papai Noel com ossos de vidro e em cadeira de rodas emocionou pacientes com deficiência em Santos — Foto: Paulo Demezio

Centro de Reabilitação Lucy Montoro

Desde 2010 a Rede Lucy Montoro Santos atende os nove municípios da Baixada Santista (Santos, Cubatão, Guarujá, Bertioga, São Vicente, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe). A unidade atende casos de lesões medulares, amputações e má-formação, lesões encefálicas do adulto (LEA), traumatismo craniano e acidente vascular encefálico e paralisia cerebral. A unidade está localizada na Rua Alexandre Martins, 72, no bairro Aparecida em Santos.

De acordo com a instituição, o Centro de Reabilitação de Santos é o primeiro com certificação internacionalmente na Baixada Santista ao conquistar o reconhecimento da Commission on Accreditation of Rehabilitation Facilities (CARF).

“Trata-se de uma entidade canadense reconhecida mundialmente por seus altos níveis de exigência na acreditação de centros de reabilitação do mundo. Esta é uma maneira formal de reconhecer e evidenciar processos seguros que garantam a qualidade do tratamento”, explcou em nota.

Pacientes participaram da ação fazendo cartões para os funcionários da unidade de saúde em Santos — Foto: Vanessa Marques

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

homem-e-preso-por-estuprar-cunhada-com-paralisia-cerebral-na-vespera-de-natal-em-sp

G1 Santos

Homem é preso por estuprar cunhada com paralisia cerebral na véspera de Natal em SP

Um homem, de 22 anos, foi preso por estuprar a cunhada, de 24, que tem paralisia cerebral. O crime, de acordo com o Boletim de Ocorrência registrado pela Polícia Militar, aconteceu na tarde da véspera de Natal (24), em Mongaguá, no litoral de SP. De acordo com o BO, a vítima contou ao pai que o cunhado entrou na casa da família, a pegou pelo braço e a arrastou para […]

today25 de dezembro de 2022 27

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%