Notícias

Papua-Nova Guiné: veja ANTES e DEPOIS de região após avalanche que soterrou cerca de 2.000 pessoas

today27 de maio de 2024 2

share close

O registro revela o extenso trecho de terra levado pelo deslizamento, que ocorreu de madrugada e passou por cima de centenas de casas enquanto famílias dormiam.

Nesta segunda-feira (27), o Centro Nacional de Desastres de Papua-Nova Guiné atualizou para 2.000 o número de pessoas possivelmente soterradas.



Avalanche atinge vilarejo em Papua Nova Guiné

Avalanche atinge vilarejo em Papua Nova Guiné

O deslizamento de terra atingiu a aldeia de Yambali, no norte do país, por volta das 3 da manhã de sexta-feira (24), enquanto a maior parte da comunidade dormia. Mais de 150 casas foram soterradas sob escombros de quase dois andares de altura.

As equipes de resgate disseram à mídia local que ouviram gritos vindos do subsolo. Mas um terreno traiçoeiro e a dificuldade de levar ajuda à região aumentam o risco de poucos sobreviventes serem encontrados.

“Tenho 18 membros da minha família enterrados sob os escombros”, disse Evit Kambu, morador na área, à Reuters.

Mais de 72 horas depois do deslizamento, os moradores ainda usam pás, paus e as próprias mãos para tentar remover os destroços e alcançar os sobreviventes.

Local de deslizamento de terra em Papua-Nova Guiné — Foto: Getty Images

Devido à localização remota, o equipamento pesado para trabalhar nas operações de resgate e a ajuda humanitária têm demorado a chegar no local. A primeira escavadeira só chegou ao local na noite de domingo (26), segundo um funcionário da ONU.

O contato com outras partes do país também está difícil e instável, devido à recepção irregular de sinal de celular e à eletricidade limitada.

Deslizamento em Papua Nova Guiné — Foto: Reuters

Deslizamento de terra soterra vilarejo em Papua-Nova Guiné — Foto: Editoria de Arte/g1




Todos os créditos desta notícia pertecem a Notícias.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

24o-seminario-internacional-do-cafe-comeca-em-santos

G1 Santos

24º Seminário Internacional do Café começa em Santos

O presidente da Associação Comercial de Santos (ACS), Mauro Sammarco, deu início aos discursos. O mandatário da entidade que organiza o simpósio enalteceu o fato de o principal município da região sediar o maior evento mundial do setor. “Esta edição é histórica. Depois de 52 anos, o evento acontece em Santos, que tem o maior Porto da América Latina, o Santos Futebol Clube, o Pelé e o café do Brasil. […]

today27 de maio de 2024 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%