G1 Mundo

Paraguai vai às urnas neste domingo para eleger novo presidente

today30 de abril de 2023 33

Fundo
share close

Os principais temas da campanha deste ano foram a economia, a corrupção e o fim das relações diplomáticas de longo prazo com Taiwan em favor da China. Os principais candidatos à presidência são Santiago Peña, de 44 anos, economista do Partido Colorado e Efraín Alegre, de 60 anos, advogado do Concertación Nacional.

A nação agrícola de pouco menos de 7 milhões de pessoas irá às urnas para decidir entre Peña e Alegre, que lidera uma ampla coalizão de centro-esquerda e promete uma reformulação da política externa.



Paraguai tem eleições presidenciais no domingo

Paraguai tem eleições presidenciais no domingo

As pesquisas veem uma disputa acirrada, até mesmo um empate técnico. O Partido Colorado, que atualmente está no governo, tem dominado a política paraguaia nos últimos 75 anos, mas as persistentes alegações de corrupção enfraqueceram o apoio ao partido.

  • Efraín Alegre, o candidato de oposição, prometeu diminuir a conta de luz, lançar mais reformas sociais e fazer reformas no Judiciário.
  • Santiago Peña, o economista que é candidato do partido de situação, prometeu uma reforma de leis trabalhistas e uma polícia mais presente.

“Nunca conversamos sobre política antes, porque uma vitória do Partido Colorado era um negócio fechado”, disse o bancário Gustavo Vera, de 40 anos. “Há um ar de mudança, o povo acordou.”

O Partido Colorado governa o país sem interrupção desde os anos 1950, exceto pela presidência de Fernando Lugo, de 2008-2012, que terminou em impeachment. Muitos eleitores dizem que é hora de algo novo.

A candidatura de Peña pode ser afetada por uma investigação de corrupção liderada pelos Estados Unidos contra Horacio Cartes, ex-presidente do Colorado que liderou o país de 2013 a 2018. Cartes, que nega as acusações, ainda dirige o partido e é o principal apoiador de Pena.

O atual presidente, Mario Abdo Benitez, não apoiou Peña com entusiasmo e chegou a dizer que Peña não é o melhor candidato.

Santiago Pena, do Partido Colorado, votar em Assunção, no Paraguai. — Foto: EUTERS/Agustin Marcarian

O partido de oposição perdeu por pouco as eleições de 2018, e neste ano colocou uma campanha mais competitiva na rua, disse Marcos Perez Talia, pesquisador de ciências políticas da Universidade de Valência.

“Agora a Concertación é um espaço mais amplo para as pessoas se reunirem e há mais chances de virar o voto”, disse ele.

No entanto, o partido Colorado mantém uma poderosa máquina de campanha eleitoral e base de apoio que remonta a gerações. Isso pode influenciar o resultado a seu favor, disse Marcello Lachi, um cientista político baseado no Paraguai.

Candidato Efrain Alegre vota em Lambare, no Paraguai — Foto: REUTERS/Cesar Olmedo




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

onze-pessoas-morrem-e-outras-nove-sao-hospitalizadas-apos-vazamento-de-gas-na-india

G1 Mundo

Onze pessoas morrem e outras nove são hospitalizadas após vazamento de gás na Índia

Incidente aconteceu em uma cidade que fica ao norte do país. Clientes de uma loja que fica na região do vazamento ficaram inconscientes, segundo uma autoridade local. Policiais precisaram isolar o local — Foto: ANI/Reuters Onze pessoas morreram e nove precisaram ser hospitalizadas após um vazamento de gás em Ludiana, no norte da Índia, há 300 km da capital Nova Déli. O incidente aconteceu neste domingo (30), segundo as autoridades […]

today30 de abril de 2023 11

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%