Países enfrentam histórico de conflitos desde a I Guerra Mundial. Cinco caminhões cruzaram a fronteira para apoiar as ações de apoio à população turca.
Trabalhos de resgate em Iskenderun, na Turquia, em 10 de fevereiro de 2023 — Foto: Yagiz Karahan/Reuters
Segundo a agência de notícias Anadolu, cinco caminhões cruzaram o posto de Alican, na província de Igdir, neste sábado (11). A última vez que essa ligação havia sido estabelecida foi em 1988, quando a Armênia necessitou de ajuda após um forte terremoto atingir sua capital, Erevan, e causar de 25 mil a 30 mil mortes.
Os dois países têm um histórico de conflitos, como:
- o massacre da população da Armênia, durante a I Guerra Mundial, promovido pela Turquia a partir de 24 de abril de 1915;
- a Guerra Turco-Armênia, de setembro a dezembro de 1920;
- a ocupação por separatistas armênios do enclave de Nagorno-Karabakh, no Azerbaijão (aliado da Turquia), na década de 1990.
Em janeiro de 2022, houve um encontro de diplomatas turcos e armênios, para ensaiar uma reaproximação. Os voos comerciais entre os dois territórios foram retomados em fevereiro daquele ano.
Voluntários brasileiros levam ajuda para vítimas do terremoto na Turquia
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Todos os créditos desta notícia pertecem a
G1 Mundo.
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
Publicar comentários (0)