G1 Mundo

Pela primeira vez desde início da guerra, altos cargos dos EUA e Rússia se reúnem

today2 de março de 2023 6

Fundo
share close

O secretário de Estado americano, Antony Blinken – um dos principais postos do governo dos EUA -, e o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, mantiveram uma breve reunião nesta quinta-feira (2).

O encontro, segundo relatou um alto funcionário do Departamento de Estado dos EUA à agência de notícias Reuters, aconteceu na reunião de chanceleres do G20 que acontece nesta quinta-feira (2) em Nova Déli, na Índia.

No breve encontro, ainda segundo o funcionário, Blinken:



  • Reiterou o compromisso dos Estados Unidos de apoiar a Ucrânia;
  • Sugeriu que a Rússia volte em sua decisão de suspender o tratado nuclear que mantinha com os Estados Unidos – chamado Novo Start;
  • Pediu a libertação do norte-americano Paul Whelan, que está preso na Rússia.

Washington e Moscou ainda não haviam se manifestado sobre o encontro até a última atualização desta notícia.

A reunião ocorre no momento em que os Estados Unidos vem ganhando protagonismo na guerra da Ucrânia, principalmente por um papel mais ativo do presidente do país, Joe Biden.

Na semana passada, ele fez uma visita surpresa à capital ucraniana, a primeira desde o início da guerra, anunciou um novo pacote de ajuda militar de mais de R$ 2,5 bilhões e deu um grande discurso a céu aberto com direito a show de luzes na vizinha Polônia.

Dias antes, sua vice, Kamala Harris, acusou a Rússia de crimes de guerra, pela primeira vez em quase um ano.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

unicos-sobreviventes-na-familia,-avo-e-neta-se-reencontram-3-semanas-apos-terremoto-na-turquia;-veja-video

G1 Mundo

Únicos sobreviventes na família, avô e neta se reencontram 3 semanas após terremoto na Turquia; veja VÍDEO

Ambos passaram dois dias e meio presos nos escombros juntos após o tremor antes que as equipes de resgate ouvissem seus gritos. "Salve Zehra primeiro, deixe-me morrer, não é importante, desde que Zehra seja resgatada", disse ele. Eles a puxaram primeiro, depois Kilisli. "Eu pensei que eles iriam mantê-la do lado de fora até que eu também fosse retirado. Mas, como descobri mais tarde, alguém a entregou à AFAD (Autoridade […]

today2 de março de 2023 12

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%