G1 Santos

Pelé foi fazendeiro e criou gado, peixes e porcos; conheça a ligação do Rei com cidade no interior de SP

today31 de dezembro de 2022 23

Fundo
share close

Pelé foi dono de uma fazenda em Juquiá, no interior de São Paulo, durante 38 anos. A história da majestade do futebol começou na região do Vale do Ribeira a partir do final da década de 1960. Além de fazendeiro, ele também recebeu o título de cidadão juquiaense. Na mesma cidade, uma Vila Olímpica leva o nome do pai de Pelé, há uma estátua com o busto do Rei e outras homenagens ao craque, que viveu momentos que marcaram os moradores do município.

O sítio, localizado próximo ao km 422 da rodovia Régis Bittencourt, foi comprado por Pelé no final dos anos 60. Segundo o chefe de gabinete da Prefeitura de Juquiá, Ercias Muniz de Lima, apesar de a propriedade pertencer ao Rei durante 38 anos, ele nunca morou no local, mas estava constantemente por lá.

“A princípio, a fazenda chamada de Sossego, era apenas para lazer. Depois, Pelé começou a produzir gado, peixes e porcos em grande escala. O Rei, às vezes, vinha no mercado com uma brasília (carro) velha de um funcionário. Sempre que o Rei chegava na fazenda ele perguntava aos funcionários se tinha camisa para autografar. Muitos moradores de Juquiá têm camisa com dedicatória e assinatura dele”, lembrou Lima.



Fazenda chamada de Sossego, localizada em Juquiá, pertenceu à Pelé por 38 anos — Foto: Rinaldo Rori/g1 Santos

A história de Pelé com a cidade se resumia à fazenda. Porém, com a gratidão que os moradores tinham pela forma que eram tratados pelo craque do futebol, Edson Arantes do Nascimento recebeu o título de cidadão de Juquiá em 1999.

Pelé recebeu o título de cidadão de Juquiá em 1999 — Foto: Arquivo pessoal

No mesmo ano, foi construída no município uma Vila Olímpica, que recebeu o nome de Dondinho, apelido do pai de Pelé, o também ex-jogador, João Ramos do Nascimento.

“Pelé assumiu o cargo de Ministro Extraordinário dos Esportes, no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, e liberou recursos para a construção de uma Vila Olímpica, que leva o nome em homenagem ao pai do Rei”, explicou o chefe de gabinete.

Vila Olímpica, que recebeu o nome de Dondinho, apelido do pai de Pelé, foi inaugurada em 1999 — Foto: Francineide das Neves

As homenagens à majestade do futebol feitas pelos moradores de Juquiá, também aconteceram nos anos 2000. Um artista de Santos, no litoral de São Paulo, esculpiu um busto, que foi instalado em uma rotatória, localizada na entrada do município.

A estátua e a praça, que recebeu o nome de Rotatória Rei Pelé, foram inauguradas em 2005. “Os moradores de Juquiá são gratos à ele por este carinho na liberação desta obra. O Rei esteve na inauguração, que aconteceu no dia do aniversário da cidade, em 10 de abril de 2005”, finalizou Lima.

Busto e a praça, que recebeu o nome de Rotatória Rei Pelé, foram inauguradas em 2005 — Foto: Reprodução/Google Maps

Pelé estava internado desde 29 de novembro no Hospital Israelita Albert Einstein para uma reavaliação da terapia quimioterápica para tumor de cólon e para o tratamento de uma infecção respiratória.

A unidade divulgou um boletim médico confirmando que Pelé faleceu às 15h27 de quinta-feira (29) “em decorrência da falência de múltiplos órgãos, resultado da progressão do câncer de cólon associado à sua condição clínica prévia”. Em nota, o hospital se solidarizou com a família e todos que sofrem com a perda do Rei do Futebol.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

bertioga-oferece-cursos-de-ferias-de-educacao-ambiental;-veja-como-se-inscrever

G1 Santos

Bertioga oferece cursos de férias de educação ambiental; veja como se inscrever

Os cursos de férias de educação ambiental “Oceane-se no costão rochoso” e “Oceane-se no manguezal” estão com inscrições abertas até sexta-feira (6) em Bertioga, no litoral de São Paulo. Com 136 vagas, as atividades são gratuitas e começarão em janeiro de 2023. Os interessados podem se inscrever através do site da prefeitura, responsável pelas atividades, ou no Viveiro de Plantas e Ideias ‘Seo’ Léo, que fica na Rua Manoel Gajo, […]

today31 de dezembro de 2022 10

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%