G1 Mundo

Pequim critica ‘especulação’ dos EUA sobre suposto balão de espionagem chinês

today3 de fevereiro de 2023 20

Fundo
share close

Em resposta, o Ministério das Relações Exteriores da China criticou “a especulação e a divulgação” do caso antes de que os fatos sejam esclarecidos. A pasta argumentou que está estudando o caso e que a China não tem intenção de invadir o espaço aéreo norte-americano, mas não informou se o artefato pertence ou não a Pequim.

“A China é um país responsável e estamos sempre observando as leis internacionais. Não temos intenção de invadir o espaço aéreo dos Estados Unidos. Estamos apurando e verificando este assunto”, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Mao Ning. “Esperamos que ambos os lados possam lidar com o assunto com calma e prudência.”

O governo norte-americano informou que o balão sobrevoou estados como o de Montanna, e disse não ter derrubado o artefato para não levar risco à população, por não saber ao certo o que está dentro dele.



Imagem mostra balão que sobrevoa território dos EUA e que Pentágono suspeita ser artefato de espionagem da China, em 1º de fevereiro de 2023. — Foto: Larry Mayer/The Billings Gazette via AP

China e Estados Unidos protagonizaram ao longo de 2022 alguns dos momentos de maior tensão diplomática entre os dois países em décadas.

A guerra da Ucrânia colocou os dois países em lados opostos.

Em agosto, a visita da então presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, a Taiwan, irritou Pequim, que considera a ilha como parte de seu território e viu o gesto de Pelosi como uma provocação de Washington.

Ao longo do ano, os Estados Unidos também cobraram uma posição da China contra as ambições nucleares da Coreia do Norte.

Em encontro inédito, Biden e Xi Jinping se reúnem na Indonésia antes da cúpula do G20

Em encontro inédito, Biden e Xi Jinping se reúnem na Indonésia antes da cúpula do G20




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

o-suposto-balao-espiao-da-china-que-deixam-eua-em-alerta

G1 Mundo

O suposto balão espião da China que deixam EUA em alerta

Oficiais de defesa disseram ter quase certeza que o "balão de vigilância de elevada altitude" pertence à China. O objeto foi avistado recentemente sobrevoando o Estado de Montana. Os militares decidiram não derrubá-lo para evitar a queda dos destroços. Na sexta-feira (3/2), o governo do Canadá disse que está monitorando "um possível segundo incidente" envolvendo um balão de vigilância, mas não disse qual país poderia estar por trás disso. O […]

today3 de fevereiro de 2023 12 1

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%