G1 Mundo

Peru decreta estado de emergência por protestos violentos

today14 de dezembro de 2022 16

Fundo
share close

O novo governo peruano decretou, nesta quarta-feira (14), estado de emergência em todo país por 30 dias para conter as manifestações que exigem eleições gerais imediatas e a libertação do presidente deposto Pedro Castillo, após seu autogolpe fracassado.

“Ficou acordado declarar estado de emergência para todo o país, devido ao vandalismo e à violência, à tomada de estradas e vias, que estão sendo controlados pela Polícia Nacional e pelas Forças Armadas”, disse o ministro da Defesa, Alberto Otárola.



Justiça do Peru rejeita pedido de defesa do presidente deposto Pedro Castillo

Justiça do Peru rejeita pedido de defesa do presidente deposto Pedro Castillo

Eleições no fim do ano que vem

A nova presidente do Peru, Dina Boluarte, disse que as eleições gerais podem ser antecipadas para o final de 2023.

A Justiça avalia estender por 18 meses a prisão do ex-presidente deposto Pedro Castillo, que é investigado por rebelião.

Nos protestos, alguns bastante violentos, principalmente no interior do país, os manifestantes pedem também o fechamento do Congresso, uma constituinte e a renúncia de Boluarte.

A presidente afirmou que os prazos para as eleições podem ser abreviados, após coordenar ações com representantes da justiça eleitoral e do Congresso.

“Pode-se adiantar para dezembro de 2023, porque antes dessa data não caberia legalmente”, disse Boluarte, que, de acordo com a Constituição, deveria cumprir o mandato do atual governo que termina em julho de 2026.

Após a destituição de Castillo, sua vice-presidente Boluarte assumiu o poder na semana passada, uma substituição que gerou fortes protestos com seis mortes, bloqueios de estradas, ataques a policiais e incêndios de escritórios públicos e privados.

Prorrogação da prisão de Castillo

A Justiça peruana começou a avaliar nesta quarta-feira um pedido da promotoria para impor “prisão preventiva” a Castillo por 18 meses.

Castillo, que governava desde julho do ano passado, convocou seus seguidores no Twitter a comparecerem à base policial onde ele está, à espera de sua libertação.

Castillo nega as acusações de rebelião e conspiração.

Fontes da promotoria e analistas disseram que Castillo não pode ser solto enquanto a Justiça resolve o pedido de prisão preventiva.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

com-voos-cancelados,-torcedores-do-marrocos-nao-conseguem-chegar-ao-catar-para-semifinal-contra-a-franca

G1 Mundo

Com voos cancelados, torcedores do Marrocos não conseguem chegar ao Catar para semifinal contra a França

"Após as últimas restrições impostas pelas autoridades do Catar, a Royal Air Maroc (RAM) lamenta informar aos clientes o cancelamento dos voos operados pela Qatar Airways", comunicou a companhia, sem detalhar as razões da suspensão. Os sete voos previstos afetaram 2.100 passageiros, mas "os outros 23 voos operados pela RAM estão mantidos", disse à AFP uma fonte próxima à empresa. Enquanto isso, alguns torcedores marroquinos que já haviam desembarcado em […]

today14 de dezembro de 2022 18

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%