G1 Mundo

PF chega ao ‘gênio de Uberlândia’ que ajudou PL a questionar urnas, e aponta conexão com influenciador argentino

today8 de fevereiro de 2024 13

Fundo
share close

Quando Valdemar da Costa Neto questionou as urnas junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2022, ele disse, em entrevista coletiva, que teve a ajuda de “um gênio de Uberlândia”. Segundo a investigação, esse gênio seria Eder Balbino.

A live de Cerimedo repercutiu muito entre os eleitores de Bolsonaro e alimentou discursos golpistas. Cerimedo é apoiador do presidente Javier Milei na Argentina.

A decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes que autorizou a operação desta quinta diz: “descobriu-se que o investigado Eder Lindsay Magalhães Balbino, sócio da empresa Gaio.io, com sede em Uberlândia/MG, foi o responsável por subsidiar o ‘estudo’ apresentado por Fernando Cerimedo em sua live”.



A investigação da PF chegou na conexão entre Balbino e Cerimedo porque, na transmissão, o argentino disponibilizou uma pasta com arquivos que “provariam” a existência da alegada fraude nas urnas brasileiras.

Uma dessas pastas de arquivos havia sido editada pela última vez por um usuário de nome “Eder Balbino” — informação que ficou aparente e deixou um rastro seguido pela PF.

Além desse rastro, a Polícia Federal apontou ao STF a existência de uma conversa em que um empresário também investigado, Paulo Renato de Oliveira Figueiredo Filho, pede a Mauro Cid, então ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, o contato do argentino Cerimedo.

A decisão de Moraes diz ainda que a empresa de Balbino colaborou com o relatório produzido pelo Instituto Voto Legal (IVL), entidade contratada e paga diretamente com recursos do fundo partidário pelo Partido Liberal.

“A Gaio.io foi citada nove vezes no relatório técnico apresentado pelo Instituto Voto Legal (IVL) que baseou o pedido de anulação dos votos das urnas antigas feito junto ao TSE no dia 22.11.2022”, diz Moraes.

Segundo a decisão, o PL fez um pagamento de R$ 1,2 milhão ao IVL, em cinco parcelas de R$ 225 mil.

Em entrevista ao g1 em dezembro passado, Balbino negou que tenha produzido conteúdo contra as urnas para o PL.

Ele afirmou que sua empresa, a Gaio, apenas forneceu um software de processamento de dados que foi usado pelos técnicos que o partido de Valdemar contratou para analisar as urnas.

Operação da PF mira aliados de Jair Bolsonaro; ex-presidente terá que entregar passaporte

Operação da PF mira aliados de Jair Bolsonaro; ex-presidente terá que entregar passaporte

Ao todo, foram expedidos 33 mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão preventiva. Há ainda medidas cautelares, como proibição de contatos entre os investigados, retenção de passaportes e destituição de cargos públicos.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

brasileiro-que-alegou-ter-carne-humana-em-mala-e-condenado-a-internacao-na-holanda;-ele-matou-amigo-por-medo-de-ser-‘devorado’

G1 Mundo

Brasileiro que alegou ter carne humana em mala é condenado a internação na Holanda; ele matou amigo por medo de ser ‘devorado’

O mineiro Begoleã Mendes Fernandes, de 26 anos, foi condenado pela Justiça holandesa a internação compulsória para tratamento psiquiátrico e a pagamento de indenização à família de Alan Lopes, de 21, assassinado em fevereiro de 2023. Segundo o Poder Judiciário daquele país, Begoleã é esquizofrênico. O veredito foi proferido nesta quinta-feira (8). Quem é Begoleã, brasileiro que diz ter matado amigo e viajou com carne na bagagem Kamila Lopes, de […]

today8 de fevereiro de 2024 11

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%