G1 Santos

PF desarticula grupo criminoso luso-brasileiro após achar cocaína em pneu de trator

today25 de janeiro de 2024 11

Fundo
share close

A Polícia Federal deflagrou a ‘Operação Degredo‘ nesta quinta-feira (25), com o objetivo de combater o tráfico internacional de drogas e a associação ao tráfico, nas cidades de Santos, no litoral de São Paulo, e São José do Rio Preto (SP). Segundo a PF, a ação desarticulou um grupo criminoso luso-brasileiro responsável por esconder cocaína no pneu de um trator, que seria exportado para a Europa.

Segundo a Polícia Federal, as investigações apontaram que a empresa exportadora desse trator foi estabelecida por um grupo de portugueses, com a suposta colaboração de brasileiros. O objetivo dessa companhia, ainda segundo a PF, era a exportação de cocaína para a Europa, disfarçada em operações comerciais legítimas, utilizando máquinas agrícolas como fachada.

Após a apreensão da droga escondida no trator, os três principais suspeitos identificados pela PF fugiram do Brasil. Contra eles, foram expedidos mandados de prisão preventiva com a determinação de Difusão Vermelha pela Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol).



De acordo com a PF, os três são considerados ‘fugitivos internacionais‘. A Difusão Vermelha trata-se de uma lista, também conhecida como ‘red notice’, da Interpol. Ela permite a prisão da pessoa que está em um país estrangeiro. Portanto, é válida para a detenção de quem está no Brasil e tem a custódia decretada em outro país.

PF desarticula grupo criminoso luso-brasileiro após cocaína ser encontrada no pneu de trator — Foto: Divulgação/Polícia Federal

A PF anunciou, nesta quinta-feira, o cumprimento de três mandados de prisão preventiva e outros três de busca e apreensão em Santos e São José do Rio Preto (SP).

A PF explicou, por meio de nota, que o nome da operação faz referência à punição prevista no corpo de leis português, que consiste no envio de condenados para colônias ou para as galés [tipo de embarcação], onde cumpririam suas sentenças.

“O degredo era aplicado a pessoas condenadas aos mais diversos tipos de crimes pelos tribunais da Coroa ou da Inquisição”, conforme divulgado pela corporação.

PF encontrou tabletes de cocaína escondidos em pneu de trator no Porto de Santos, SP, nesta sexta-feira (30) — Foto: Polícia Federal/Divulgação

A Polícia Federal apreendeu, no dia 1º de julho de 2023, aproximadamente 40 tabletes de cocaína que estavam escondidos dentro do pneu de um trator no Porto de Santos. Segundo a PF, os agentes foram até um dos terminais portuários após uma denúncia sobre drogas escondidas em um trator. O veículo estava estacionado no local.

A equipe encontrou os tabletes no pneu traseiro do trator. A droga apreendida pesava 40 kg. Na imagem, enviada pela corporação, é possível ver três sacos com o entorpecente depositados ao lado do automóvel.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

ativistas-em-defesa-dos-direitos-dos-animais-interrompem-missa-papal

G1 Mundo

Ativistas em defesa dos direitos dos animais interrompem missa papal

Duas mulheres gritaram e levantaram cartazes contra touradas. Ativistas em defesa dos animais interrompem missa papal Duas mulheres de um grupo de ativistas dos direitos dos animais interromperam uma missa na qual o papa Francisco estava, em Roma, na Itália, nesta quinta-feira (25). As duas mulheres gritaram no meio do evento e seguraram cartazes contra touradas. Agentes de segurança entraram em ação e retiraram as duas do local. Em vídeos […]

today25 de janeiro de 2024 10

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%