G1 Santos

PF faz mutirão para regularizar documentação dos afegãos que estão abrigados no Litoral Paulista

today18 de julho de 2023 2

Fundo
share close

Nesta terça-feira (18), a PF coletou a biometria de todos os afegãos. Eles já têm o visto humanitário desde que chegaram ao Brasil. Segundo a Polícia Federal, este é o último passo para eles conseguirem a Carteira de Registro Nacional Migratório.

“Com isso, eles vão poder tirar o CPF, buscar emprego, matricular as crianças nas escolas, uma carteira de trabalho, se inserir no mercado de trabalho, e assim darem início a uma nova etapa da vida deles agora em território nacional”, destacou o delegado da Polícia Federal, Rodrigo Sanfurgo.

Segundo a agência da ONU para refugiados, o Brasil emitiu 11,5 mil vistos humanitários para pessoas que tentam fugir do grupo extremista Talibã, mas o número de abrigos na cidade de Guarulhos continua o mesmo. Enquanto isso, mais afegãos chegam ao aeroporto internacional de São Paulo (saiba mais abaixo).



45 imigrantes aguardam abrigo

O tempo médio de espera dos afegãos no aeroporto internacional de São Paulo é de uma semana. O local já esteve bem mais cheio, mas ainda está longe de ficar vazio. Atualmente, há 45 imigrantes acampados no saguão aguardando abrigo.

Crianças de dois, três, quatro anos brincando pelos corredores do aeroporto é uma cena que virou cotidiana, mas que tá longe de ser normal.

Faz três dias que um outro homem chegou, em busca de uma nova chance. Ele contou que recebeu alimentação, um espaço para dormir e que aguarda a liberação de espaço em um abrigo. Apesar das condições improvisadas, ele destacou que esta feliz por conseguir refúgio no Brasil.

Uma senhora de 67 anos precisa da cadeira de rodas para se movimentar e está no aeroporto desde segunda (17). Ela espera ser transferida para um abrigo em breve.

Afegãos no aeroporto internacional de SP — Foto: Reprodução/TV Globo

O Ministério da Justiça e Segurança Pública disse que já acolheu 140 afegãos, em parceria com o governo do estado de São Paulo e entidades da sociedade civil e organizações internacionais e que vai continuar acolhendo todos os imigrantes que cheguem ao aeroporto de Guarulhos assim que novas vagas sejam liberadas.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

quase-metade-dos-millennial-acredita-que-o-“errar-o-genero”-deveria-ser-considerado-crime

Gospel Prime

Quase metade dos millennial acredita que o “errar o gênero” deveria ser considerado crime

Uma pesquisa, realizada em 6 de julho pela Redfield and Wilson Strategies em nome da Newsweek, descobriu que quase metade dos millennials , aqueles com idades entre 25 e 34 anos, acredita que “misgendering” (usar pronomes de gênero incorretos para se referir a alguém) deveria ser considerado crime. Nesse sentido, os dados apontam que 44% dos entrevistados millennials acham que “se referir a alguém com o pronome de gênero errado (ele/ela) […]

today18 de julho de 2023 3

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%