G1 Mundo

PF recupera, em Londres, livro de 1823 furtado de museu no Pará há 16 anos

today1 de maio de 2024 10

Fundo
share close

Obra tinha sido levada do museu Emílio Goeldi em 2008, junto com outros livros raros. Escrito por alemão, livro tem ilustrações e descrições da fauna e da flora do Brasil.


Policiais federais e diplomatas brasileiros com livro histórico recuperado em Londres — Foto: PF/Divulgação



Policiais federais brasileiros recuperaram nesta quarta-feira (1º) em Londres, na Inglaterra, um livro publicado em 1823 que tinha sido furtado em 2008 do museu Emílio Goeldi, em Belém (PA).

A PF não deu detalhes de como exatamente o livro foi encontrado e recuperado. Informou apenas que contou com a cooperação da Polícia Metropolitana de Londres para chegar até a obra.

De autoria do alemão Johann Baptist von Spix, o livro “Simiarum et vespertilionum Brasiliensium species novae” é uma coletânea sobre a fauna e a flora brasileiras, especialmente macacos.

Ele foi um dos livros históricos furtados em 2008 do museu paraense. Segundo a PF, a investigação levou à denúncia, em 2011, de três servidores do museu por peculato culposo.

Antes deste, a PF já havia recuperado outros dois livros. Um deles foi encontrado na Argentina, em dezembro de 2023. O outro foi localizado em Londres, em março deste ano.

A PF informou que o estado do livro é “bom”, mas que ele ainda será periciado quando chegar ao Brasil. E que investiga o envolvimento de intermediadores e receptadores de obras de arte no furto do livro do museu e no envio dele a Londres.

Veja abaixo imagens de páginas do livro recuperado nesta quarta:

Página de livro histórico do museu Emílio Goeldi (PA) recuperado em Londres — Foto: PF/Divulgação

Página de livro histórico do museu Emílio Goeldi (PA) recuperado em Londres — Foto: PF/Divulgação

Página de livro histórico do museu Emílio Goeldi (PA) recuperado em Londres — Foto: PF/Divulgação




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

estudantes-pro-palestina-e-pro-israel-entram-em-confronto-na-universidade-da-california;-video

G1 Mundo

Estudantes pró-Palestina e pró-Israel entram em confronto na Universidade da Califórnia; vídeo

Os alunos pediam para que as instituições rompessem laços financeiros com Israel, um aliado-chave dos Estados Unidos. Os estudantes consideram a relação com o país insustentável após a campanha militar israelense na Faixa de Gaza. Em um vídeo divulgado pela agência de notícias Reuters (veja acima) é possível ver jovens usando paus, atirando objetos e disparando fogos de artifício para destruir o acampamento dos apoiadores da Palestina na universidade. Segundo […]

today1 de maio de 2024 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%