A Polícia Federal sequestrou 12 imóveis, contas bancárias e aplicações financeiras de narcotraficantes internacionais, um total de R$ 2,8 bilhões em bens. As medidas cautelares patrimoniais foram cumpridas na manhã desta quarta-feira (30) com oito mandados de buscas e apreensões. Os criminosos são responsáveis por movimentar cocaína pelo Porto de Santos para a Europa.
Há pelo menos três anos a PF já investigava os narcotraficantes, que recebiam as drogas principalmente da Bolívia, Peru e Colômbia. Nesse período, a polícia realizou 21 ações que totalizaram 17 toneladas apreendidas.
A Operação Pactolo, como foi batizada a ação, tem como objetivo reprimir e desarticular a organização criminosa especializada no tráfico internacional de drogas.
Aproximadamente 30 policiais federais deram o cumprimento a oito mandados de busca e apreensão, em endereços situados em Praia Grande e Santos, na Baixada Santista.
PF sequestra R$ 2,8 bi de narcotraficantes que movimentaram 17 t de cocaína pelo Porto de Santos — Foto: Polícia Federal
Ainda segundo o órgão federal, as investigações revelaram que a organização tem uma complexa estrutura logística para operacionalizar as ações de narcotráfico internacional.
A Operação Pactolo acompanhou toda a ação criminosa, desde a produção da droga no exterior, a entrada no Brasil, o transporte dentro do território nacional, distribuição interna, preparação e envio dos carregamentos de cocaína para o exterior utilizando principalmente o modal marítimo.
As investigações revelaram ainda que lideranças dos narcotraficantes empregavam diversas metodologias para ocultar e dissimular a procedência ilícita dos valores recebidos com o tráfico de drogas, e para tanto, constituíam diversas empresas fictícias para lavagem de dinheiro.
Os narcotraficantes apontados na operação deflagrada responderão, cada qual dentro da sua esfera de responsabilidade, pelos crimes de organização criminosa, tráfico internacional de drogas e associação para fins de tráfico, bem como pelo crime de lavagem de dinheiro.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos
Todos os créditos desta notícia pertecem a
G1 Santos.
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
G1
Publicar comentários (0)