G1 Santos

PIB da construção registra maior alta em 11 anos

today1 de julho de 2022 28

Fundo
share close

Crescimento no setor está relacionado com a volta das atividades econômicas após a pandemia da covid-19.

De acordo com dados coletados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado em março deste ano, o Produto Interno Bruto (PIB) da construção cresceu 9,7% em 2021, a maior alta em 11 anos.

Em informativo econômico publicado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) junto ao Senai, este foi o melhor desempenho desde 2010, quando o registro foi de 13,1%.



O crescimento acontece após uma queda de 6,3% em 2020, após um ano de paralisações e estragos econômicos ocasionados pela pandemia da Covid-19.

Para a economista da ABIC Ieda Vasconcelos, o dinamismo da Construção Civil refletiu o aumento das atividades do mercado imobiliário. “Neste contexto, é preciso destacar o ciclo de negócios iniciado ainda em 2020, primeiro ano da pandemia, que foi especialmente impulsionado pelo baixo patamar das taxas de juros. Com isso, o setor ganhou força mesmo diante das dificuldades vivenciadas como o forte incremento no custo dos seus insumos”, afirmou.

Ainda segundo Ieda, as vendas de imóveis novos e a oferta de crédito imobiliário ajudaram a compreender o melhor desempenho do setor na década. “Em 2021, os financiamentos imobiliários com recursos da caderneta de poupança totalizaram R$ 205,4 bilhões, o que correspondeu a uma alta de 65,7% em relação ao ano anterior e também a um recorde histórico anual, de acordo com dados da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip). Nesse ano foram financiados 866,33 mil imóveis, número 103% superior ao ano anterior”, finalizou.

Com avanço do setor, o mercado de trabalho também segue acompanhando esse crescimento. Segundo o Novo Caged, divulgado pelo Ministério do Trabalho, em 2021 o setor gerou 244.755 novas vagas com carteira assinada, o que também representou o melhor resultado desde 2010.

Para entender o cenário e discutir os avanços do setor, o Grupo Tribuna realizará um encontro com empresários e especialistas para debaterem sobre diversos temas relacionados à construção civil. O Summit da Construção acontece no próximo dia 04 e contará com painéis e palestras sobre mobilidade, economia, investimentos e tecnologia.

A cobertura completa poderá ser acompanhada no especial do G1 Santos e região, nos telejornais da TV Tribuna e também no caderno especial do jornal impresso, que estará nas bancas no domingo (10).

Summit da Construção Civil conteúdo de responsabilidade do anunciante

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

construcao-civil-segue-em-alta-na-regiao-por-grande-geracao-de-empregos

G1 Santos

Construção civil segue em alta na região por grande geração de empregos

Baixada Santista é conhecida por ser um dos principais polos do setor em todo o Brasil Um dos setores que mais emprega na Baixada Santista, é a construção civil que segue aquecido e sendo uma esperança para a retomada econômica de todo o país. Para se ter uma ideia, o setor gerou 244.755 novas vagas com carteira assinada em 2021 em todo o Brasil, segundo informações do Novo Caged (Cadastro […]

today1 de julho de 2022 11

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%