G1 Santos

Piloto de parapente perde o equilíbrio e quase despenca de mirante em Guarujá, SP; VÍDEO

today18 de maio de 2023 41

Fundo
share close

Segundo testemunhas ouvidas pela reportagem, o caso aconteceu no Mirante das Galhetas, suspenso a 45 metros do nível do mar, no morro da Caixa D’Água.

Nas imagens, é possível ver o momento em que o piloto levanta a lona do parapente. O piloto tenta controlar o equipamento na rampa de voo, mas acaba sendo virado pelo vento e, por segundos, precisa andar de costas até conseguir voltar a ficar de frente para o parapente. No entanto, ele acaba sendo arrastado até uma estrutura de vidro – que protege as pessoas que visitam o mirante – e cai no chão.

Enquanto isso, pessoas que estavam no local assistiram a cena assustadas. Segundo apurado pelo g1 com o autor do vídeo, que preferiu não se identificar, o piloto realizou diversas tentativas. “Tentou umas quatro vezes sem sucesso”, relata. Ainda de acordo com ela, em uma das vezes o homem caiu no chão e ficou parado por alguns minutos, mas em seguida levantou “como se nada tivesse acontecido”.



Piloto perdeu o controle do parapente enquanto tentava decolar. — Foto: g1 Santos

O diretor de Marketing e Eventos da União dos Clubes de Voo Livre de Guarujá (UCVG), Lucas Martins, reconheceu o piloto como um morador de Santos, que já praticou o esporte algumas vezes no mirante.

Martins realiza voos livres há 11 anos e, segundo ele, as condições não estavam favoráveis para decolar. “O vento estava lateral. Dá para ver que a vela fica caindo sempre para o mesmo lado. Isso acontece porque o vento não pode ficar vindo da direção de nenhum obstáculo. Se tiver qualquer obstáculo, o vento gira e acaba batendo na vela e derrubando”, explica.

Uma hipótese, segundo ele, é que o piloto tenha inflado o parapente para ficar com ele na cabeça. “Isso é uma prática comum. Muitas vezes quando não vamos voar, a gente infla o parapente na cabeça e fica com ele brincando. Infla, segura e quando o vento está lateral derruba. Então, a gente ajusta, infla de novo e segura, só para ficar brincando e controlando ele na cabeça”.

No entanto, como o vento estava forte, ele acabou puxando o homem, segundo Martins. “É uma falta de controle do piloto. Ele deveria ter analisado e visto que não era uma condição nem para decolar nem para ficar brincando na rampa”, afirma.

De acordo com Martins, o homem foi insistente, mas deveria ter prestado muita atenção. “Isso que ele fez poderia ter machucado alguém. Não é normal e não pode acontecer”. Segundo ele, a maioria dos acidentes e incidentes que acontecem são de pessoas que não são da cidade e vêm voar em condições que não estão favoráveis.

A Prefeitura de Guarujá não se manifestou sobre o caso até a publicação desta reportagem. O g1 também tentou localizar o piloto, mas não conseguiu contato.

Vídeos: g1 em 1 minuto Santos:




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

em.-ramos-camargo-desenvolve-palestras-para-pais-e-alunos-ate-sexta-feira

Prefeitura de Guarujá

E.M. Ramos Camargo desenvolve palestras para pais e alunos até sexta-feira

Temas como Fake News, Combate às Drogas, Saúde Bucal e Perigo das Ruas são abordados em rodas de conversa e palestras Em Guarujá, a Escola Municipal Maria Aparecida Ramos Camargo (Morrinhos III) desenvolve a conscientização de 120 pais e alunos da Unidade, por meio do Projeto Educação e Família. A iniciativa, que teve início no último dia 11,  abordou a importância de conhecer  as características  da adolescência  e a influência  […]

today18 de maio de 2023 2

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%