G1 Santos

Pinacoteca de Santos inaugura espaço em homenagem a Armando Sendin

today16 de março de 2024 6

Fundo
share close

A Pinacoteca Benedito Calixto, em Santos, no litoral de São Paulo, deu início à segunda edição do projeto ‘Arte na Pinacoteca’ e inaugurou um espaço em homenagem a Armando Sendin, um dos artistas plásticos brasileiros mais prestigiados. O local conta com obras produzidas e doadas pelo próprio artista à entidade.

Os eventos de abertura aconteceram na Pinacoteca de Santos, na noite da última quinta-feira (14). O espaço dedicado a Sendin conta com cerca de 20 obras do artista e será exposto de forma definitiva no local.

Já a mostra “Arte na Natureza” pode ser conferida até 14 de abril. A visitação de ambas ocorre de forma gratuita. (confira mais abaixo).



Nascido no Rio de Janeiro (RJ), o artista passou parte de sua vida em Santos, onde deixou suas marcas. Entre os trabalhos de destaque, está o tradicional painel de azulejos da Biquinha de São Vicente, produzido juntamente com o irmão Waldemar Sendin.

Em 2014, o artista doou 127 obras, entre quadros e peças de cerâmica, à Pinacoteca de Santos. Sendin morreu em 2020 na Espanha.

Em entrevista à TV Tribuna, emissora afiliada a Globo, o curador da Pinacoteca de Santos, Antônio Carlos Cavalcanti Filho, explicou que o espaço dedicado ao artista deverá exibir, de forma rotativa, as obras doadas por ele.

Na primeira mostra, de acordo com Cavalcanti, 20 obras foram escolhidas para serem apresentadas ao público. Vamos fazer uma transição a cada 4 meses.

O curador explicou, ainda, que as obras passaram por trabalhos de restauro para a exposição. Além disso, revelou que Sendin entendia que a Pinacoteca seria o local ideal para que seus trabalhos fossem expostos. “Isso para a gente foi muito importante.”, comenta.

Obra do artista José Roberto Aguilar é exposta na Pinacoteca de Santos — Foto: Divulgação

Outra atração anunciada na última quinta-feira (14) foi a abertura do calendário da 2° edição do projeto Arte na Pinacoteca, com a mostra ‘A Arte na Natureza’. O projeto reúne obras de renomados artistas visuais contemporâneos.

Para Cavalcanti, a segunda edição do projeto é considerada ‘chamariz’ de cultural para os municípios da região e da capital. ”A gente reuniu seis grandes nomes da pintura brasileira, em parcerias com galerias e artistas. É uma das exposições mais completas que a Pinacoteca fez nos últimos anos.

Entre os trabalhos em exposição, são apresentadas as obras dos artistas José Roberto Aguilar, Jaider Esbell, Mário Ishikawa, Hélio Melo, Gilberto Salvador e Claudio Tozzi, que exploram a relação intrínseca entre o homem e a natureza e levantam questões vitais sobre a sustentabilidade planetária.

O projeto conta com a coordenação e gestão cultural da Weimar Cultural, empresa que atua e desenvolve projetos relacionados à arte e cultura. A visitação pode ser conferida de maneira gratuita até 14 de abril, de terça a domingo, das 9h às 18h.

Obra do artista Claudio Tozzi é exposta na Pinacoteca de Santos — Foto: Divulgação

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

trabalhador-cai-de-predio-no-litoral-de-sp-ao-se-desequilibrar-durante-um-servico

G1 Santos

Trabalhador cai de prédio no litoral de SP ao se desequilibrar durante um serviço

Homem prestava um serviço em um apartamento do edifício onde trabalha, na Ponta da Praia, em Santos (SP). Ele foi socorrido e levado à Santa Casa. No momento da queda, o homem estava na janela de um apartamento com um cabo em mãos. — Foto: Silvio Luiz/A Tribuna O funcionário de um prédio em Santos, no litoral de São Paulo, caiu do primeiro andar enquanto realizava um serviço em um […]

today16 de março de 2024 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%