G1 Santos

Pizzaria de Santos está entre as 50 melhores da América Latina em 2024; conheça e veja o ranking

today18 de abril de 2024 4

Fundo
share close

Criado em 2017, o 50 Top Pizza é um guia online internacional atualizado todos os anos. Pela primeira vez, a América Latina foi incluída. Também há edições com as melhores pizzarias da Itália, Ásia Pacífico, Europa e Estados Unidos. O guia avalia, por meio de fiscais, julgadores e curadores autônomos e independentes, várias características das pizzarias.

Os jurados seguem uma série de critérios e levam em consideração, entre outras características, a qualidade da pizza artesanal, incluindo os produtos utilizados e a combinação dos ingredientes. Além disso, também são verificados o ambientes, a limpeza, o bom atendimento, o período de espera, a orientação para pedidos, o prazo de preparação e o serviço para os clientes no próprio local.

Eduardo Casabona junto com outros premiados no 50 Top Pizza, guia das melhores pizzarias artesanais do mundo, faz sua primeira edição na América Latina. — Foto: Eduardo Casabona



A Leggera Pizza Napoletana, de São Paulo, ficou em 1º lugar, sendo considerada a melhor da América Latina. A 2ª posição foi ocupada pela QT Pizza Bar, também na capital paulista. Já a argentina Ti Amo garantiu o 3º lugar. A Pizza Di Casabona, de Santos, conquistou o 45º lugar no ranking, algo inédito para o litoral paulista.

Eduardo Casabona, proprietário e chef da Pizza di Casabona, recebeu o prêmio durante um evento no Istituto Italiano di Cultura, no Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (17). Receber a notícia do prêmio foi uma sensação indescritível, segundo ele.

“É muito gratificante ter esse reconhecimento sendo uma pizzaria que não está nas grandes capitais brasileiras, então ficar em 45º lugar da América Latina é uma conquista maior ainda. Por mais que Santos seja uma cidade conhecida pelo futebol, turismo e pelo porto, a nossa gastronomia é muito forte, então esse prêmio mostra a qualidade do nosso trabalho e que a cidade também merece esse reconhecimento”

Carro-chefe é a a Margherita di Casabona, da Pizza Di Casabona, em Santos — Foto: Divulgação

Em 2018, após morar na Itália, Eduardo voltou ao Brasil. No país europeu, ele aprendeu sobre a culinária local na Calábria, na comuna Belvedere Marittimo, com pouco mais de oito mil habitantes. Lá, ele se especializou em pizzas artesanais e fez cursos com dois chefes de origem napolitana.

Em Santos, quando decidiu abrir o próprio negócio, um dos maiores desafios era estabelecer uma pizzaria em uma cidade já repleta de estabelecimentos tradicionais e renomados. Por isso, ele tinha como objetivo introduzir algo único no cenário gastronômico do litoral paulista e desafiou o público a saborear pizza de fermentação natural, com ingredientes de qualidade.

Pizza Di Casabona, em Santos — Foto: Divulgação

Com massas fermentadas entre 24 e 30 horas em temperatura ambiente, o sabor das pizzas criadas por Eduardo é o resultado da combinação da farinha Tipo 00 e molhos importados da Itália. Para o recheio, também faz a diferença sua Mozzarella Fior Di Latte, que também tem origem italiana, mas é produzida por um conterrâneo que mora no interior de São Paulo.

O ítalo-brasileiro começou a produzir suas pizzas no apartamento em que morava e vender por meio de delivery, além de realizar eventos. Com um público consolidado, ele resolveu abrir o espaço físico, onde está desde 2020.

A Pizza di Casabona conta com um balcão e cozinha visível aos olhos de quem passa ou aguarda na calçada da Rua Dom Lara. Ali, todos podem acompanhar a produção e preparação da massa ao recheio, enquanto saboreiam uma pizza.

O carro-chefe é a a Margherita di Casabona, recheada com molho de pomodori pelati, burrata, tomatinho cereja, manjericão e parmesão. É a pizza mais pedida do cardápio seguida da Pavarotti, com molho de pomodori pelati, burrata saindo do forno e finalizada com presunto Parma, tomatinho cereja, rúcula e lascas de parmesão.

Após entrada no circuito, a Pizza di Casabona também representará o Brasil na disputa do almejado ranking 50 Top Pizza Word, que ocorrerá em 10 setembro deste ano, em Nápoles, no sul da Itália, quando serão indicadas as 50 melhores pizzas do mundo.

Carro-chefe é a a Margherita di Casabona, da Pizza Di Casabona, em Santos — Foto: Divulgação




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

entenda-como-o-reino-unido-quer-proibir-fumantes-em-toda-a-geracao-de-pessoas-com-15-anos-ou-menos

G1 Mundo

Entenda como o Reino Unido quer proibir fumantes em toda a geração de pessoas com 15 anos ou menos

A lei ainda precisa passar por outras votações para ser instituída. Se isso acontecer, o país será um dos lugares com mais restrições ao tabaco no mundo. A ideia é tentar criar a primeira geração livre do fumo. As pessoas que completam 15 anos em 2024 nunca vão poder comprar cigarros ou vapes legalmente. Hoje, só os maiores de 18 podem comprar cigarros ou vapes. O projeto é implementar a […]

today18 de abril de 2024 5

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%