G1 Santos

Plástico é o resíduo mais encontrado nas praias do litoral de SP, revela pesquisa; veja o ranking

today9 de março de 2024 8

Fundo
share close

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Mar Azul (IMA) revelou que o plástico continua sendo o lixo mais recolhido em ações de limpeza realizadas nas praias de Santos, no litoral de São Paulo. O número deste material é correspondente a 47 mil fragmentos do total de 117 mil removidos em um ano. Estes resíduos podem impactar direta e indiretamente a vida humana e os organismos marinhos.

O diretor-presidente do IMA, Hailton Santos, explicou ao g1 neste sábado (8) que os dados foram coletados durante 22 ações de limpeza realizadas em 2023. O instituto recolhe os resíduos nas areias e águas das praias do José Menino, Gonzaga, Boqueirão, Embaré e Aparecida, além da Ilha Diana, na Área Continental.

Os colaboradores do instituto contam e separam os resíduos por tipo de material. Depois, alguns são levados à reciclagem. Os materiais que não têm nenhuma possibilidade de reaproveitamento são recolhidos e descartados pela Prefeitura de Santos.



Foram recolhidos 231 kg de resíduos nas praias e Área Continental de Santos em um ano — Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos

De acordo com a pesquisa, os plásticos tiveram um aumento de 7 mil fragmentos em relação ao ano anterior. O diretor-presidente explicou que não é possível afirmar a causa. Mas, há fatores que possuem influência, como o crescimento da produção, consumo e descarte irregular deste material.

Os colaboradores das ações de limpeza recolheram 231 kg de resíduos, que totalizaram 117 mil unidades. Confira o ranking dos tipos de materiais mais encontrados na região abaixo:

Ranking dos tipos de materiais mais encontrados nas praias e na Área Continental

Ranking Tipo de material Quantidade em unidades
Plástico 47 mil
Bituca de cigarro 38 mil
Metal 10 mil
Isopor 9 mil
Papel 5 mil
Madeira 2 mil
Sachês (ketchup, mostarda, maionese e sal) 1,6 mil

De acordo com o relatório, a coleta de metal chamou atenção após registrar um aumento significativo. A quantidade encontrada deste material foi de 1,2 mil em 2022 para 10 mil no ano passado.

“Este diagnóstico revela que esses itens estão diretamente ligados às atividades que acontecem nas praias. Por isso é tão importante que os ambulantes e permissionários recolham o seu lixo produzido, colaborando assim com o meio ambiente”, finalizou o diretor-presidente.

O IMA enviou o relatório à Secretaria de Meio Ambiente de Santos. Em nota, a pasta afirmou que apoia a realização desses estudos e promove ações para diminuir o descarte irregular de lixo nos mares e areias da cidade.

Dados de relatório foram coletados durante 22 ações de limpeza realizadas em 2023 — Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

eua-interceptam-ataque-em-larga-escala-lancado-pelo-grupo-rebelde-houthis-no-mar-vermelho

G1 Mundo

EUA interceptam ataque em larga escala lançado pelo grupo rebelde Houthis no Mar Vermelho

De acordo com o Comando Central dos Estados Unidos, a onda de ataques foi registrada entre 4h e 6h30, pelo horário local. Além do Mar Vermelho, lançamentos também foram reportados no Golfo de Aden, entre o Iêmen e a Somália. As tropas americanas, juntamente com forças de coalização, identificaram o lançamento de veículos aéreos não tripulados. Segundo os Estados Unidos, os drones representavam uma ameaça para navios cargueiros e embarcações […]

today9 de março de 2024 4

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%