G1 Mundo

Polícia: após prisão de Danilo Cavalcante, Justiça vai decidir se fuga implicará pena adicional

today13 de setembro de 2023 12

Fundo
share close

Clique aqui para seguir o novo canal do g1 no WhatsApp.

⚠️O grupo antigo será desativado. Mesmo se você já faça parte da nossa comunidade, é preciso se inscrever novamente.

A prisão do brasileiro foi oficializada por volta de 9h25, após 14 dias de sua fuga de uma prisão na Pensilvânia, quando escalando as paredes. Uma megaoperação com 500 policiais e participação do FBI atuou em sua busca.



Brasileiro condenado à prisão perpétua nos EUA é capturado após 14 dias

Brasileiro condenado à prisão perpétua nos EUA é capturado após 14 dias

Ao longo dos dias, as autoridades da Pensilvânia também foram subindo as recompensas para quem encontrasse Cavalcante. A mais recente delas oferecia US$ 25 mil (cerca de R$ 123 mil).

Além disso, o nome do brasileiro também foi incluído na lista de procurados da Interpol.

A fuga de Danilo também provocou a prisão da irmã dele, que mora nos Estados Unidos. As autoridades não forneceram detalhes sobre a motivação. No entanto, ela deve ser deportada.

Captura sem disparo de tiros

Brasileiro Danilo Cavalcante é levado por policiais após ser preso — Foto: NBC/Reprodução

A captura acontece no 14º dia das buscas, que envolveram uma megaoperação com 500 policiais, participação do FBI e fechamento de escolas e parques. Mesmo assim, Cavalcante, que matou a facadas uma ex-namorada e escalou as paredes da prisão para fugir, conseguiu caminhar por 38 quilômetros, roubar uma van e um rifle e trocar tiros com um morador (leia mais detalhes abaixo).

Com a ajuda de câmeras térmicas, cães farejadores e um alarme disparado, o brasileiro foi encontrado debaixo de uma pilha de madeira dentro do perímetro de buscas. Segundo a polícia, ele não apresentava ferimentos graves, e nenhum tiro foi disparado.

Brasileiro foragido nos EUA é capturado

Brasileiro foragido nos EUA é capturado

“A captura de Cavalcante dá fim ao pesadelo das duas últimas semanas, e agradecemos a cada um dos policiais regionais, estatuais e federais que saíram às ruas em todas as condições, dia e noite”, declarou a polícia do condado de Chester, na Pensilvânia, em comunicado.

A operação final de captura de Cavalcante ocorreu da seguinte:

  • Ninguém ficou ferido durante a ação, e nenhum tiro foi disparado – autoridades temiam a possibilidade de vítimas pelo fato de que o brasileiro estava armado (leia mais abaixo).
  • Cavalcante foi preso pouco depois das 08h no horário local (09h no horário de Brasília);
  • Primeiro, durante a madrugada, o alarme de um imóvel foi disparado. Policiais não encontraram nada, mas isso levou a operação a focar na área;
  • Câmeras térmicas de uma das aeronaves das buscas então identificaram nesse local um ponto onde se suspeitava que o brasileiro estava;
  • Mas uma tempestade teve de interromper a operação. Raios caíram no local, e as aeronaves tiveram de pousar;
  • No início da manhã, a operação foi retomada. Rapidamente, homens em terra cercaram o local identificado pelas câmeras térmicas;
  • Lá, cães de patrulha e policiais em terra confirmaram a hipótese e encontraram Cavalcante;
  • Ele estava embaixo de uma pilha de madeira;
  • Segundo a polícia, o brasileiro só se deu conta da presença policial quando já estava cercado;
  • Cavalcante foi preso em uma área de floresta perto do South Coventry, onde se suspeitava que ele estava na terça.
  • Durante a fuga, o brasileiro costumava se mover durante a noite. “Ele só caminhava de dia se pressionado por nossas patrulhas”, disse o tenente-coronel George Bivens, que coordenou a operação.

Depois de preso, o brasileiro foragido foi levado a um instituto da polícia, onde será interrogado e seguirá posteriormente a uma prisão federal para cumprir sua sentença de prisão perpétua. Os investigadores disseram que, agora, a Justiça vai decidir se a fuga implicará em pena adicional.

Um intérprete será utilizado pela polícia para conversar com Danilo sobre os dias que ele permaneceu em fuga. Há a possibilidade de ele ter recebido ajuda externa.

Danilo foi encontrado deitado sobre a arma que ele havia roubado na noite desta segunda-feira (11). Equipes da SWAT do estado da Pensilvânia o encontraram e deram voz de prisão ao brasileiro. Acredita-se que ele estava tentando se esconder naquele local após ouvir as hélices do helicóptero.

As últimas pistas que fizeram a polícia fechar o cerco e checar mais perto do brasileiro foram:

  • Pegadas “idênticas” às dos sapatos que Cavalcante usava na prisão;
  • O caminho até uma área de floresta que ele provavelmente fez após roubar um rifle na porta da garagem de uma casa na cidade de South Coventry, a cerca de 32 quilômetros da prisão de onde fugiu.
  • A rota de fuga não-linear. Segundo a polícia, Cavalcante começou caminhando em direção ao sul da Pensilvânia, mas agora anda em direção ao norte;

Mapa mostra onde fica a prisão de onde o brasileiro Danilo Sousa Cavalcanti escapou — Foto: g1




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

danilo-cavalcante-foi-preso-sem-um-tiro-ser-disparado,-diz-governador-da-pensilvania

G1 Mundo

Danilo Cavalcante foi preso sem um tiro ser disparado, diz governador da Pensilvânia

✅Clique aqui para seguir o novo canal do g1 no WhatsApp. ⚠️O grupo antigo será desativado. Mesmo que você já faça parte da nossa comunidade, é preciso se inscrever novamente. Governador da Pensilvânia, Josh Shapiro foi a primeira autoridade a falar sobre a ação para prender o brasileiro (veja acima). Ele agradeceu o fato de que ninguém se feriu durante todos os 14 dias que sucederam a fuga do brasileiro. […]

today13 de setembro de 2023 21

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%