G1 Mundo

Polícia britânica prende Graham Smith, chefe do principal grupo antimonarquia do Reino Unido

today6 de maio de 2023 8

Fundo
share close

A polícia britânica prendeu Graham Smith, líder do grupo antimonarquista Republic, antes da coroação do rei Charles III neste sábado (6), disse um porta-voz do grupo à agência Reuters.

A polícia não confirmou a prisão de Smith, mas afirma que quatro pessoas foram presas por suspeita de perturbação da ordem pública e mais três por posse de artigos para “causar danos” à operação policial.

O grupo Republic disse que cinco de seus apoiadores foram presos e centenas de cartazes foram apreendidos. Uma foto postada no Twitter mostrou Smith sentado no chão cercado por um grupo de policiais.



Britânicos antimonarquistas protestam no dia da coroação de Charles III

Britânicos antimonarquistas protestam no dia da coroação de Charles III

Harry Stratton, diretor do movimento Republic – que chegou ao local quando Smith e os outros foram detidos – disse ao jornal The Guardian: “Eles estavam recolhendo os cartazes e trazendo-os quando a polícia os deteve. Os caras perguntaram por que e eles disseram: ‘Nós diremos a você assim que revistarmos o veículo.’ Foi quando prenderam os seis organizadores”.

“Perguntamos com que base eles foram presos, mas eles não disseram”, destacou Stratton.

A Republic havia anunciado que montaria o maior protesto contra um monarca britânico na história moderna. O chefe da polícia de Londres, Mark Rowley, chegou a comentar na sexta-feira que a polícia tomaria medidas se os manifestantes tentassem “obstruir a diversão e a celebração” das pessoas.

Os manifestantes, vestidos com camisetas amarelas, exigem um chefe de Estado eleito e diziam que a família real não tem lugar em uma democracia constitucional moderna.

Alguns manifestantes antimonarquistas exibiram cartazes dizendo “privatize-os” e “abolir a monarquia, não o direito de protestar” e “Não é meu rei”.

Outras placas apresentavam uma foto de Meghan, esposa do filho de Charles, o príncipe Harry, com as palavras “a princesa do povo” e “Deus Salve o Rei” com uma foto de Pelé.

Embora os manifestantes estivessem em minoria em comparação com as dezenas de milhares reunidos nas ruas de Londres para apoiar o rei, as pesquisas sugerem que o apoio à monarquia está diminuindo e é mais fraco entre os jovens.

Uma pesquisa da YouGov no mês passado descobriu que 64% das pessoas na Grã-Bretanha disseram ter pouco ou nenhum interesse na coroação. Entre os de 18 a 24 anos, o número que manifestou pouco ou nenhum interesse subiu para 75%.

Desde que Charles se tornou rei em setembro passado, houve protestos em eventos reais. Ele foi questionado em um evento do Dia da Commonwealth na Abadia de Westminster em março e alvejado com ovos em York em novembro. Ativistas republicanos esperam que Charles seja o último monarca britânico a ser coroado.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

baixada-em-pauta-#129:-vava-conta-sobre-o-comeco-da-carreira,-a-vida-na-estrada-e-a-saida-do-karametade

G1 Santos

Baixada em Pauta #129: Vavá conta sobre o começo da carreira, a vida na estrada e a saída do Karametade

Se você tem mais de 30 anos com toda a certeza ouviu falar do grupo de pagode Karametade. Pode até não ser fã do gênero musical, mas é quase impossível dizer não ter escutado os sucessos que tomaram conta das rádios, programas de de televisão e, por óbvio, 'invadiram' as casas, automóveis, clubes, casas noturnas (atuais baladas). Até mesmo quem não viveu o final dos anos 90 e começo dos […]

today6 de maio de 2023 9

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%